Re: gnuplot

Olá

2012/10/9 Manoel Pedro de Araújo <mparaujo@gmail.com>

> Olá, Amigos, sou da area de exatas. Estou precisando de usar o gnuplot. Consegui instalar mas aparece a vesão em modo texto.
>
> Alguem sabe se exite uma vesão em modo grafico?
>
> Uso o squeeze com interface KDE.
>

> --
> Manoel

GNUPlot não e um programa com interface com o usuário, ele e mais para
ser usado em conjunto com outros programas (scripts).
Existem vários sites explicando como usar, como esse:
http://www.dicas-l.com.br/arquivo/usando_gnuplot_para_gerar_bons_graficos.php
GNUplot gera gráficos a partir de dados já consolidados. Não terá
utilidade se precisa manipular dos dados.

Uso muito pouco ele, então já devo ter esquecido como fazer gráfico complexos.

Ao abrir o gnuplot em uma shell (terminal), será apresentando o prompt
do modo interativo:

Terminal type set to 'wxt'
gnuplot>

A linha "Terminal type set to 'wxt'" indica onde o gráfico será
apresentado, no caso o WXT (interface gráfica usando wxWidgets). Se
não aparecer essa informação mude com o comando: set term x11
A seguir, tente o seguinte:

plot sin(x)

Um gráfico da função seno sera aprestando em uma janela a parte.
Se quiser gerar um arquivo de imagem do gráfico:

set term png size 800 400
set output "grafico_do_seno.png"
replot

Agora o gráfico estará no arquivo grafico_do_seno.png, no diretório de
onde o gnuplot foi chamado.

Esses comandos do gnuplot podem estar em um arquivo texto. bastando
indicar o arquivo na linha de comando.
$ gnuplot grafico_do_seno

Se quiser plotar dois gráficos
plot sin(s),cos(x)

Com um pouco de persistência ira conseguir plotar gráficos de dar
inveja nos colegas.

Talvez queira dar uma olhada nos seguintes programas:
QtiPlot
LabPlot
GNU Octave
Grace