Re: Opinião sobre uso de ambiente gráfico em servidores

On 27/03/12 at 11:38am, Fábio Rabelo wrote:
> [...]
> Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
> Subject: Re: Opinião sobre uso de ambiente gráfico em servidores

> A seguir a minha opinião pessoal :
>
> Eu jamais instalo interface gráfica em um gateway/firewall/proxy, por
> questões de segurança !
> Neste tipo de máquina a segurança é tudo, e qualquer
> pacote/utilitário/daemon sem função ou com função que não seja crítica deve
> ser excluido .
>
> Em servidores que ficam "dentro" de uma rede, isolados da internet por um
> firewall ou algo parecido, então pode receber uma interface gráfica para
Facilidade  se segurança, escolha um e abandone o outro; Muitas coisas que
fazemos   podem   virar   um   gatilho   no   curto   ou   longo   prazo.

> Mas eu nunca instalo uma interface gráfica que venha a consumir muita
> memória ou ciclos de processamento, como Gnome ou KDE, qdo eu instalo uma
> interface gráfica em um servidor é sempre o LXDE, que consome apenas 35 MB
> de RAM e tão poucos ciclos de CPU que eu não consegui medir ...

O problema talvez não seja consumo de CPU, memória ou disco; alerto para a
questão  de  manter  o  que  não  usa;  Um  bom  servidor  é construido da
instalação  mínima,  com  um bom particionamento até os serviços que serão
usados.

> Fábio Rabelo

abraço

--