Opinião sobre uso de ambiente gráfico em servidores

Saudações.
Em uma outra thread (Apt-get/aptitude querem remover meu sistema inteiro) fui questionado por alguns colegas a respeito do uso de ambiente gráfico em servidores então resolvi criar essa nova thread para que possamos conversar sobre o assunto.
Trabalho com servidores Linux desde 1998 e nessa época não fazia muito sentido instalar ambientes gráficos em servidores já que isso consumiria grande porcentagem de espaço em disco e seria muito pouco utilizado.
Hoje, com o aumento da capacidade de armazenamento dos Hd's, a quantidade de espaço utilizado pelo gnome, por exemplo, é ínfima, então o custo/benefício acabou fazendo com que eu instalasse o gnome em todos os servidores que configuro. Isso facilita quando chego no cliente e preciso acessar o Postgres, por exemplo, já que a configuração através do PgAdmin é muito mais fácil de que por linha de comando, e até mesmo acessar a internet em alguns casos que isso acaba sendo necessário.Existe várias outras situações onde a existência do ambiente gráfico facilita bastante minha vida.

Então estou aqui para ouvir opiniões dos colegas a respeito desse assunto...

Existe algum agravante no fato de instalar ambiente gráfico em servidores, ou isso é um costume antigo e que hoje não se justifica. (que é o que penso...)??
Já me adiantando aqueles que vão dizer que depende do gosto de cada um... A dúvida principal é se existe mais algum fator relevante além desse. rsrsr

Obrigado.