Re: Como começar com Banco de dados NoSql

    Recomendo, fortemente, o curso de BD de Stanford: http://www.db-class.org

    Lá há dois vídeos que explicam o que é NoSQL.

    Hoje estou usando MongoDB com Ruby através do driver Mongoid. A
rigor, qualquer banco funciona com qualquer linguagem, desde que hajam
drivers.

    Fagner: quanto à eles não "serem tão genéricos como os RDBMS",
isso é mentira. :P Além disso, o MongoDB é 100% OpenSource E tem uma
empresa por trás. :-P

    Só posso falar sobre MongoDB, porque é o que estou usando no meu dia-a-dia.

    Resumão: bancos não-relacionais são extremamente mais rápidos que
os relacionais. Se você precisa de um ambiente que funcione
rapidamente, provavelmente você deveria considerar NoSQL. O problema é
que ainda não existe nenhuma documentação* sobre NoSQL, então você
está "sozinho" e tudo o que você fizer está certo... Ou errado. :-)

    Particularmente, acho que NoSQL tem muito futuro e pode ser usado
pra quase todas as aplicações atualmente, algumas sendo mais
facilmente adaptavéis.

davi

* Quando eu digo que não há documentação, quero dizer que ainda não
foi definido o "NoSQL way" E não temos registros de muitos casos onde
usar NoSQL deu errado/foi um erro. "Documentação", no sentido de
referência do banco, a do MongoDB eu considero excelente, com exemplos
fáceis de usar/entender.