Re: RAID + LVM

Bom dia a todos,

Venho relatar minha experiência a lista... SIM é possível colocar /, e swap dentro de um grupo LVM dentro de um RAID durante a instalação do Squeeze. Segui as dicas do amigo André Ribas as quais me ajudaram muito.

Estou com uma máquina virtual na seguinte configuração:

4 HDs SCSI:

2 HDs espelhados em RAID durante a instalação para armazenar todo o sistema operacional Debian Squeeze.
Um grupo LVM chamado Sistema foi criado dentro desse RAID (md0).
Os LVs criados foram:
/
/boot
swap
/home
/usr
/usr/local
/tmp
/opt
/var
/home

2 HDs espelhados em RAID durante a instalação para armazenar dados do sistema de produção (no meu caso um ERP).
Um grupo LVM chamado Extra foi criado dentro desse RAID (md1).
O LV para teste criado foi:
/testes

Tudo funcionou perfeitamente de acordo com a ajuda do André. Porém tive o mesmo problema que eu tive no PowerEdge 2800. Quando removi o HD principal (com o sistema) o sistema não subiu!!! Isso ocorre pq o GRUB é instalado no primeiro disco durante a instalação nomeado como /dev/sda. De acordo com a dica do André matei o problema com o seguinte raciocínio...

O inicializador de boot não enxerga o /dev/md0 pois o RAID ainda não subiu... portanto instalei o GRUB em /dev/sda e TAMBÉM em /dev/sdb com o comando abaixo:

# grub-install /dev/sdb

Ai SIM tirei o HD principal e o sistema carregou com o HD secundário configurado no RAID. Para explicar melhor o RAID ficou assim:

md0 -> /dev/sda, /dev/sdb
md1 -> /dev/sdc, /dev/sdd

Obrigado LISTA! Mais uma vez o problema foi resolvido e aprendi muito com isso !

Abraço

Em 14 de dezembro de 2011 15:34, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 14 de dezembro de 2011 15:12, Rafael Henrique da Silva Correia
<rafael@abraseucodigo.com.br> escreveu:
> André muito obrigado pela rápida resposta.... porém como vc fez pra instalar
> LVM e RAID no / e a swap ?? Tem um "How-to" pra me recomendar?

Olá Rafael,

sinto mas não tenho nenhum how-to, fui apenas guiado pela "força" e no
fim deu tudo certo, hehehe.

> Juro pra você que tentei de N formas e procurei em N lugares, porém sempre o
> povo tira o / e a swap de dentro do VG.

Eu cheguei a pesquisar isso e realmente encontrei isso mesmo, vários
tutoriais dizendo que não dava. Eu não me conformei com isso e fui
testar na prática. Pelo que percebi esses tutorias estão todos
desatualizados e tratam de versões mais antigas do Debian e/ou a
pessoa aprendeu assim e nunca foi atrás para saber se isso mudou.

Me desculpe mas não lembro exatamente de cada passo mas o que eu fiz
foi mais ou menos o seguinte:

1 - Os HDs eram novos então eu criei novas tabelas de partição
selecionando a linha referente aos discos e apertando <ENTER> nos dois
discos.

2 - Abaixo dos dois discos apareceu o espaço disponível. Eu fui em
ambos e criei uma partição contendo todo o espaço livre e marquei o
tipo de partição como RAID.

3 - Selecionei a opção de montar um arranjo RAID. Criei um arranjo
RAID1 com os dois discos e voltei para a tela principal.

4 - Selecionei a nova opção de "disco" referente ao arranjo RAID1 e
criei uma nova "tabela" nesse "disco".

5 - Fui no espaço livre desse disco e selecionei-o para criar uma nova
partição. Criei uma partição com todo o espaço livre e selecionei o
tipo de partição como volume físico de LVM.

6 - Selecionei a opção de criar um grupo de volume LVM.

7 - Adicionei a partição (PV) ao grupo de volume (VG) recém criado.

8 - Criei dois volumes lógicos (LV) com o tamanho que eu queria para o
/ e para o swap e deixei o resto do espaço livre.

9 - voltei para a tela principal e selecionei os dois LV para criar as
duas partições (/ e swap).

10 - cliquei em continuar a instalação =o)

Espero que isso te ajude. ;)

Att.
André Ribas