RAID + LVM

Boa tarde galera!

Vou fazer uma pergunta bem besta pra vocês... porém pra mim não está sendo besta pois já quebrei muito minha cabeça.

Andei seguindo uma dica que assisti on-line:

http://www.youtube.com/watch?v=rMyfljiCz3A

Neste vídeo é mostrado como a gente faz LVM + RAID ao mesmo tempo em uma partição na instalação do Debian Lenny. Segui os procedimentos descritos e aparentemente a "coisa" funcionou... porém tenho o seguinte cenário:

- Servidor Dell Poweredge 2800

- Tenho 4 HDs SCSI

- 2 eu usaria para espelhar o SO juntamente com LVM:
- as partições /home, /usr/local, /usr /var, /tmp e /opt seriam criadas dentro de um VG chamado LVM-Sistema, TODAS as LVs espelhadas por RAID com um segundo HD
- as partições /, /boot, e swap não ficariam dentro de nenhum grupo LVM (pois pelo que li isso não é possível) porém seriam espelhadas entre os dois discos SCSI

- 2 eu teria um VG chamado LVM-Extra que eu criaria meus LV espelhados por RAID entre os dois discos

- Estou usando mdadm e raidutils (padrão da instalação do Debian Squeeze)

- Espelhamento via hardware está fora de cogitação, pois a própria Dell relatou um problema com o RAID via hardware neste servidor... temos uma memória que foi para o saco e não achamos outra pra substituir, e como este servidor "step" é um vovô ( > 5 anos ) a Dell não fornece mais peças para o mesmo

O problema:

- Tiro um dos discos do LVM-Extra o outro funciona BELEZA
- Tiro um dos discos em específico que está o SO "espelhado" e o SO não SOBE!

Queria tirar um dos discos do S.O. (a minha escolha) e queria que o SO subisse normalmente pois esta é a função 1 do raid, porém não ta rolando.

Alguém pode me ajudar?

Agradeço desde já e peço que não me zoem pois realmente estou precisando e já procurei informações, porém sem sucesso.

PS: O server não está em produção, não sou tão maluco assim... é apenas um laboratório para fazer ele funcionar posteriormente com Xen Server (assunto que iniciei na lista esses dias)
PS 2: Se precisarem de mais informações me avisem

--
Rafael Henrique da Silva Correia
http://abraseucodigo.com.br

Administrador de Sistemas Linux