Re: RAID + LVM

André muito obrigado pela rápida resposta.... porém como vc fez pra instalar LVM e RAID no / e a swap ?? Tem um "How-to" pra me recomendar?

Juro pra você que tentei de N formas e procurei em N lugares, porém sempre o povo tira o / e a swap de dentro do VG.

Valeu! :D

Em 14 de dezembro de 2011 14:51, André Ribas <andreribas@gmail.com> escreveu:
Em 14 de dezembro de 2011 14:42, Rafael Henrique da Silva Correia
<rafael@abraseucodigo.com.br> escreveu:
> Boa tarde galera!

Boa tarde Rafael

> [...]
> aparentemente a "coisa" funcionou... porém tenho o seguinte cenário:
>
> - Servidor Dell Poweredge 2800
>
> - Tenho 4 HDs SCSI
>
> - 2 eu usaria para espelhar o SO juntamente com LVM:
>
> - as partições /home, /usr/local, /usr /var, /tmp e /opt seriam criadas
> dentro de um VG chamado LVM-Sistema, TODAS as LVs espelhadas por RAID com um
> segundo HD
> - as partições /, /boot, e swap não ficariam dentro de nenhum grupo LVM
> (pois pelo que li isso não é possível) porém seriam espelhadas entre os dois

Isso é possível sim. Eu tenho um servidor rodando com RAID + LVM2 e as
partições / e SWAP estão dentro do LVM2 sem problema algum.

> [...]
> memória que foi para o saco e não achamos outra pra substituir, e como este
> servidor "step" é um vovô ( > 5 anos ) a Dell não fornece mais peças para o
> mesmo
>
> O problema:
>
> - Tiro um dos discos do LVM-Extra o outro funciona BELEZA
> - Tiro um dos discos em específico que está o SO "espelhado" e o SO não
> SOBE!
>
> Queria tirar um dos discos do S.O. (a minha escolha) e queria que o SO
> subisse normalmente pois esta é a função 1 do raid, porém não ta rolando.

Bom, aparentemente, pelo que você está dizendo, o problema está no
grub. A questão é que o grub, por padrão instala-se apenas no MBR
(Master Boot Record) do HD principal. Você precisa instala-lo no MBR
de ambos os discos, assim ele funcionará. =)

Creio que durante a instalação, o debian pergunta se ele pode instalar
o grub na MBR, diz que não que ele te dará uma telinha perguntando
onde você deseja isntalar, selecione os devices referentes aos dois
discos e voilá. =D Tudo deve funcionar como você deseja.

Depois de instalado creio que bsata chamar o update-grub ou algo
similar. Mas acho que você deveria experimentar instalar com o / e o
SWAP no LVM2. =p hehehe

Att.
André Ribas