Re: Dúvida: montar /home na rede

Boa tarde

Em 31 de outubro de 2011 16:45, Ismael Scalcon <thesupermouse@gmail.com> escreveu:
Opa, boa tarde

A dúvida não é diretamente relacionada com Debian, mas como é o sistema que vai ser usado, acho que vale perguntar aqui:

Ok, é possivel montar o diretório /home num HD separado, ou numa partição separada do mesmo HD usando o /etc/fstab, correto?

correto

Eu gostaria de saber, no entanto, se é possível, e se não tem nenhuma contra-indicação em montar a /home em um diretório compartilhado na rede. Por exemplo, ter um servidor com várias /homes (com nomes diferentes) para os vários computadores, e montar a /home de cada computador em sua pasta específica.

Teoricamente seria a mesma coisa que montar ela em outro HD, correto?

+_

Ou tem alguma contra-indicação pelo fato de ser pela rede, ou de usar o nfs?

algumas possibilidades

a) sim se vc usar o nfs vc terá que criar no servidor nfs o home com o mesmo uid/gid do usuário cadastrado  na maquina do usuário  e com certeza vc terá os mesmos usuários usando os mesmos uid  nas maquinas linux ( creio que vc está usando linux nas estações). Então aqui vc terá um GRANDE problema...... ou seja vc terá que mudar todos os uid/gids nas máquinas cliente antes de mudar o /home de todos via nfs.

OU

b) vc terá que usar ou NIS ou o LDAP para fazer a autenticação/autorização.
Veja existem outras maneiras, mas a mais comum hoje é a dupla LDAP/NFS.

c) Há alguns anos era a dupla NIS/NFS.

Qualquer um dos três acima irá funcionar... além do NIS/LDAP/NFS vc tambem poderia usar o samba e se eu ficar mais cinco minutos pensando vou falar de pelo menos + 3 ou 4 soluções possiveis...80)

dica como + facil NFS/NIS que tem farta documentação, mas se vc ganhar um pouquinho de tempo apostaria no LDAP/NFS.

ats

Muito obrigado

Att

Ismael