Re: CUIDADO: a Microsoft está nos manipulando!!

Olá caro colega Cleber,

gostaria muito que você mantivesse o mesmo respeito que estou dando a
ti pois em momento algum te acusei de nada e deixei bastante claro em
meu e-mail anterior que não tenho problema pessoal com *ninguém* da
lista. Quase não te respondi por você, aparentemente, não ser capaz de
manter a argumentação sem levar para o lado pessoal.

Portanto, repare que a sua resposta, inflamada e cheia de acusações,
foi dirigida a mim sendo que, no entanto, deveria responder o colega
Davi Vidal, que apesar de ser um amigo pessoal meu e ter uma opinião
similar a minha é uma pessoa completamente diferente. Eu,
diferentemente dele, ganho a vida com Linux, e isso já há 8 anos.

Em 26 de setembro de 2011 09:17, Cleber Ianes
<cleberianes@yahoo.com.br> escreveu:
> [...]
> brasa pra sua sardinha". Os métodos que eles usam são no mínimo anti-éticos.
> A corte americana e organismos internacionais não conseguiram nem
> desvincular o Internet Explorer do rWindows ainda... Vc já tentou usar o
> site de alguns bancos usando linux???? Programadores que, como você,
> trabalham com tecnologia deles gostam de fazer com que as pessoas sejam
> obrigadas a usar produtos deles. Tenho clientes que usam linux em 90% do
> tempo e tem que usar rWindows para acessar alguns bancos que se vendem a M$
> ou a alguns desenvolvedores dominados por ela.

É o mercado, meu caro amigo. Pare de sonhar em como você gostaria que
fosse pois *não é* assim. Se você anseia tanto em mudar as coisas
então faça acontecer, mas não dependa de atacar uma empresa que está
apenas jogando o jogo do mercado

Vou colocar de outra forma, o que foi que nós conquistamos até hoje
criticando a Microsoft?

O que estou argumentando, e vocês estão falhando terrivelmente em
entender pois parecem possuir o mesmo nível de interpretação de texto
que o autor do texto que originou a thread, não é em favor da
Microsoft, pois eu concordo que ela é "boba, feia e mal cheirosa". O
que estou argumentando é que ela fala a língua do mercado, vocês
gostando ou não. Se vocês querem vence-la, terão que falar a mesma
língua.

Digamos que, num cenário hipotético, nós da comunidade de usuários de
software livre conseguíssemos destruir a Microsoft de uma só vez e
tornássemos o Linux um monopólio, você acha que os governos
permitiriam isso? Ou a lei se aplica somente a impérios comerciais
malignos? Pior, você acha que o *mercado* permitiria isso?

Não consigo ver onde *eu* estou sendo inocente no que digo pois não
estou levando em consideração apenas a minha opinião como usuário
apaixonado mas também diversos outros pontos de vista sobre esta
questão.

Agora voltando ao que estou defendendo, e agora vou grifar para ver se
vocês conseguem entender o que é que eu estou falando:

#######################################################
# Eu estou questionando a rapidez com que vocês costumam
# concluir algo sobre este tema e a profundidade que vocês
# tendem a ir em um tema antes de começar a dar suas opiniões.
#######################################################

Vou usar uma metáfora, se estivéssemos jogando xadrez eu estaria
falando não sobre as suas escolhas mas sim sobre a capacidade de
prever jogadas. Vocês percebem que na próxima jogada vão perder um
bispo mas não percebem que se deixarem o bispo ir, em duas jogadas
poderiam ter um mate.

> Maaaaasssss... Votando ao assunto.... Eu ainda não consegui entender o que
> esse sistema pode ajudar tanto que seja compensador prender os usuários à
> M$?

Sério que vocês vão insistir neste argumento, que já está mais do que morto?

Entra na UEFI -> Desabilita o sistema -> pronto, seu computador já
está preparado para receber o Linux e você já pode voltar a se
preocupar em falar mal da Microsoft. Isso no pior dos casos. Não
duvido que sejam propostas outras soluções como Firmwares alternativas
criadas pela comunidade (esta sim interessada em manter a liberdade
pois *faz* algo a respeito ao invés de ficar apenas criticando e
fazendo com que sejamos cada vez mais mal vistos).

> [...]
> sozinho????  Como você se sentiria se os EUA, para se proteger, quisesse
> mudar as leis do Brasil????
> Você está colocando a questão como de mínima importância. Talvez você ainda
> não tenha parado pra pensar nas consequências disso. Só um exemplo: Vários
> programas dos governos Federal e de alguns Estados dependem de software
> livre e não existiriam se não existissem o SL pois não tem como pagar
> licença de tudo.
> Então isso não é uma questão tecnológica, mas social.
>
> Essa disculpa da segurança não colou não.

Você não conseguir ver a utilidade não tira a utilidade que ela pode
ter ou não. Imagino que você deva ter estudado o EFI *bem* a fundo,
não? =0)

> http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/09/microsoft-comenta-polemica-do-secure-boot-que-eliminaria-o-linux.html
> Esse tal certificado, com certeza, será cobrado.
> As outras empresas que você citou tem sistemas parecidos sim, mas vendem o
> conjunto (hard e soft) completo, então quem compra sabe o que quer e porquê
> está comprando. Quem compra um PC quer, no mínimo, poder escolher. Pq a M$
> não coloca esse sistema em seu próprio Hard??? Assim quem comprar vai estar
> sabendo das consequências.

Não vou nem comentar isso já que você não se deu ao trabalho de saber
para quem deveria responder.