Re: HD com BAD BLOCKS???

Em quinta-feira 01 setembro 2011, às 17:41:26, Henrique de Moraes Holschuh
escreveu:

> 3. Não monte disco Seagate em nenhuma posição que não seja horizontal,
>    virado para cima.  Você tem 50% de chance de ter um Seagate amaldiçoado
>    (fabricado com componentes ainda piores que a média), ele se ofender
>    com a posição vertical e eventualmente sofrer uma tempestade de setores
>    ruins e finalmente o click da morte.  Já vi em >=1TB, famílias 11, 12
>    e ES.2.

E eu que achava que só maxtor era uma @#@$#&% .
E agora que eu vi que o hd do meu note é seagate!  :O

> [...]
>    tente evitar altas amplitudes térmicas.  Não precisa manter "gelado",
>    isso é lenda e o Google provou com um estudo em dezenas de milhares de
>    HD.
>
>    smartctl --xall  mostra os limites térmicos e histórico térmico do
>    HD (SATA), etc.
>
> 8. Os "lotes malditos" não são lenda, existem, e isso foi comprovado no
>    estudo do Google.  Mas como são lotes, nem sempre estão relacionados
>    com um MODELO de HDD.  Mesmo os modelos bons podem ter lotes ruins,
>    e modelos "ruins" podem ter lotes bons que não dão defeito nenhum.

O que me impressionou nesse estudo do google é o aspecto "ou vai ou racha" dos
hds entre 3 meses a 1 ano.

http://labs.google.com/papers/disk_failures.pdf