Sei como é. Perdi dados também pois o HD morreu de uma hora pra outra, sem nem dar indicações de falecimento haeuheauea.
Desliguei o PC, bonzinho num dia, no outro o HD lá, morto. Tinha backup de todos os meus documentos, mas não de outras coisas difíceis de conseguir. E perdi meus savegames!!!!!! Grrrrr.
No seu caso pelo volume de dados, eu iria de HD externo mesmo. E ainda utilizaria a nuvem para docs e coisas menores.
Eden Caldas
Consultor de TI
eden@linuxfacil.srv.br
(81) 9653 7220
LINUX FÁCIL – Consultoria e Serviços em TI
Em 18 de agosto de 2011 18:08, Moksha Tux <govatux@gmail.com> escreveu:Queridoa Eden Caldas, Carne de Pássaro e André Ribas,
nossa muito obrigado por esse diálogo e por uma dúvida levantada por mim. Quanto ao backup na nuvem, bem, eu jáhavia pensado que seria o ideal mas o meu volume de dados é muito grande, isto tudo que estou fazendo é pq eu perdi um HD de 1 TB com 800 GB de dados nele guardado, com isso tive que morrer numa fortuna para restaurar os dados nele existente pois eram realmente importantes para mim. Eu não conheço sou usuário de drivers virtuais como o dropobox e ubuntu one e não conheço nenhum outro que me disponibilizasse pelo penos 1 TB de espaço free ou peloi menos a um preço rezoável. Fazer RAID 1 mais um backup realmente eu acrediti que será a forma mais próxima que já tentei de manter os meus dados seguros, pelo menos mais seguros do que anteriormente. Mais uma vez obrigado a todos,
Moksha tuxEm 18 de agosto de 2011 17:05, carne_de_passaro <carnedepassaro@gmail.com> escreveu:Em 18 de agosto de 2011 16:53, Eden Caldas <edencaldas@gmail.com> escreveu:To falando nuvem só pra backup, e não deixar o filesystem lá.
O cara queimar os dois discos ao mesmo tempo e ainda ficar sem internet? É realmente pode acontecer. Mas é isso que Moksha quer? Um ambiente 100% imune a falhas em sua residência? Acho que vai um pouco além do máximo nível de "enterprise" que Moksha quer alcançar.
Eden Caldas
Consultor de TI
eden@linuxfacil.srv.br
(81) 9653 7220
LINUX FÁCIL – Consultoria e Serviços em TI
Eden, eu exagerei mesmo na situação só pra se ter uma idéia do que pode acontecer se ele precisar do restore que está na nuvem. Por mais que ele não esteja com o filesystem lá ( o que é normal num backup) se ele só tiver músicas, fotos, vídeos, programas e etc, isso pode chegar a centenas de Gigabytes de dados muito fácil, se o nosso colega Moksha precisar de um restore disso, nossa, haja banda!
Mas também tem a questão da privacidade e integridade dos dados que ficarão na mão de uma empresa terceirizada.
Enfim, foi só pra opinar mesmo.
Att,