Re: Full Swap

On Fri, 03 Jun 2011, Vinícius Batistela wrote:
> De uma pesquisada no google sobre oom killer.
> Esse cara finaliza processos quando não ha mais memoria. Soh não tenho
> certeza se vem por padrao habilitado no kernel padrão das distros.

Que eu saiba, ele não é opcional, exceto _talvez_ para embarcados.

De qualquer forma, no Debian, RHEL, SuSE, Fedora e Ubuntu ele é ativo por
padrão.  No Gentoo e no Slackware eu não sei.

> Qual seria a melhor forma de tratar isso?  Sei lá.  Gosto da perspectiva de
> que o processo seja morto.

1. Cuidado que dependendo da versão, o ssh se defende do oom_killer, mas
falha em resetar a preferencia de "não me mate" para o padrão com as childs,
então tudo que você rodar em uma sessão ssh pode estar com uma preferência
muito alta de "não me mate", e o OOM killer vai causar estrago nessa
situação.

2. Tem um ajuste por processo para setar a prioridade de quem morre
primeiro.  Fica em /proc/<pid>/oom_*.  O google acha a documentação.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond