Re: RAID sugestões!

Senhores...
Alem de trabalhar com ambiente de missão critica, sou formado em eletronica, e vendo essa discussão tao tipica, acho que vale participar dela.
Os tais "picos" de luz, são variações geralmente de tensao, elas sobem rapido ou descem rapido. É pra evitar isso que existem os estabilizadores, e mesmo os mais vagabundos já servem pra algo.
Oscilações na rede elétrica nao danificam por si só equipamentos como computadores e seus componentes, ja que sobre-tensão sao bloqueadas pela fonte de alimentação e ate mesmo pelo proprio HD (o vilão da historia aki), drenando esse excesso de tensão para o terra. O problema é a sub-tensao, quando ela cai a um nivel abaixo do tolerado, o equipamento se desliga e volta a se ligar em seguida, isso em dispositivos mecanicos (como o famigerado HD) é mto prejudicial.
Porém, a probabilidade de dois HDs darem problema (mecanico - que é o culpado nesses casos) existe, mas é baixa. Se queimar um, os dados estao no outro e vc tera tempo de repor o danificado e reestabelecer o mirroring.
Agora, caso queime os dois, vc perde tudo; do mesmo jeito que se vc tivesse apenas um. O que eu quero dizer é que RAID não é backup.
RAID existe para uma tolerancia a falha de um componente, ou seja, um disco. No caso de algum evento externo que promova a destruição de tudo, o HD que queimou não foi o culpado, foi a vitima.
Pra isso, uma copia em um midia segura (que não é nem de longe um HD na gaveta), é o recomendado.

Mas pra gente ter em casa, sendo que o investimento de uma unidade de fita é alto, medidas como um hd espelhado (por software, hardware, rsync, ctrl+c/ctrl+v, etc...) é o suficiente pra te dar uma boa disponibilidade em relação à falha dos HDs, e pra se resguardar de desgraças, um bom estabilizador mais um bom aterramento e aquela velha (e boa) pratica de desligar as coisas da tomada quando percebemos problemas eletricos ou tempestades, ja te garante um nivel de proteção excelente. Se conseguir ter um nobreak desses da APC baratinho de 500VA ou 1000VA ja te dará o estado da arte em "disponibilidade domestica"

Espero ter ajudado

Em 6 de abril de 2011 23:44, tux <tux_little@yahoo.com> escreveu:
Em Quarta-feira 06 Abril 2011, às 22:25:32, Moksha Tux escreveu:
> A instalação elŕtrica do prédio em que moro é boa e aterrada sim, a fonte
> da máquina é real também a preocupação seria mesmo os dados. Mas, agora o
> que vc me disse me deixou bastante intrigado... mesmo com os dados
> espelhados e por acaso num destes picos eu perder um dos HDs eu não
> ficaria com os dados no outro? Vc não acredita que a probabilidade de se
> perder dois HDs em um pico de energia não seria remota e de uma boa marca
> na minha opinião Seagate? O que vc acha?

Bem, de qualquer maneira, houve um pico de energia no seu prédio, esse pico
passou da sua tomada para a sua fonte, placa mãe até chegar ao hd,
provavelmente sem proteção alguma ou proteção insuficiente,  e isso acarretou
uma falha no seu hardware.  Imagina se caísse um raio então. Se um pico
queimou um hd, nada impede que queime dois ou tres (ou a placa-mae e até a
fonte), ainda mais se forem da mesma marca/modelo/lote, e invariavelmente
venham com o mesmo defeito/deficiência imperceptível nas CNTP e que so apareçam
em situações de sobrecarga.  Neste caso, a minha opinião é de que é melhor ser
heterogêneo, previdente e arcaico mesmo.

Digo isso pois esta semana houve uma pequena queda na tensão de uma das fases
em uma empresa onde presto suporte, onde coexistem 3 tipos de máquinas de 2
fabricantes (de grife) diferentes, com 4 tipos de sistemas operacionais.  E as
maquinas de um dos fabricante resetaram todas. E metade das máquinas windows
que cairam demoraram uns bons 30 minutos na recuperação que elas fazem
automaticamente nesses casos, e uma meia duzia teve que ser formatada. Se
fossem todas as máquinas do mesmo fabricante, teriam caido todas as máquinas
(ao invés de algumas, ou somente algumas). E se fossem todas windows, bem,
acho que até agora eu estaria lá formatando.

Mas ainda acho que se você busca uma proteção contra perda de dados, é como
dizem aqui na lista sobre o que é segurança: não é um item, é um processo. E
se existe uma boa chance de voce perder o seu hd (ou todos os hds) novamente
em uma queda de um raio ou um pico de energia, bem, pra que então fazer raid ?
Eu ainda acho que o problema é mais embaixo.

Abraços
Tux