Re: RAID sugestões!

Em Quarta-feira 06 Abril 2011, às 22:25:32, Moksha Tux escreveu:
> A instalação elŕtrica do prédio em que moro é boa e aterrada sim, a fonte
> da máquina é real também a preocupação seria mesmo os dados. Mas, agora o
> que vc me disse me deixou bastante intrigado... mesmo com os dados
> espelhados e por acaso num destes picos eu perder um dos HDs eu não
> ficaria com os dados no outro? Vc não acredita que a probabilidade de se
> perder dois HDs em um pico de energia não seria remota e de uma boa marca
> na minha opinião Seagate? O que vc acha?

Bem, de qualquer maneira, houve um pico de energia no seu prédio, esse pico
passou da sua tomada para a sua fonte, placa mãe até chegar ao hd,
provavelmente sem proteção alguma ou proteção insuficiente,  e isso acarretou
uma falha no seu hardware.  Imagina se caísse um raio então. Se um pico
queimou um hd, nada impede que queime dois ou tres (ou a placa-mae e até a
fonte), ainda mais se forem da mesma marca/modelo/lote, e invariavelmente
venham com o mesmo defeito/deficiência imperceptível nas CNTP e que so apareçam
em situações de sobrecarga.  Neste caso, a minha opinião é de que é melhor ser
heterogêneo, previdente e arcaico mesmo.

Digo isso pois esta semana houve uma pequena queda na tensão de uma das fases
em uma empresa onde presto suporte, onde coexistem 3 tipos de máquinas de 2
fabricantes (de grife) diferentes, com 4 tipos de sistemas operacionais.  E as
maquinas de um dos fabricante resetaram todas. E metade das máquinas windows
que cairam demoraram uns bons 30 minutos na recuperação que elas fazem
automaticamente nesses casos, e uma meia duzia teve que ser formatada. Se
fossem todas as máquinas do mesmo fabricante, teriam caido todas as máquinas
(ao invés de algumas, ou somente algumas). E se fossem todas windows, bem,
acho que até agora eu estaria lá formatando.

Mas ainda acho que se você busca uma proteção contra perda de dados, é como
dizem aqui na lista sobre o que é segurança: não é um item, é um processo. E
se existe uma boa chance de voce perder o seu hd (ou todos os hds) novamente
em uma queda de um raio ou um pico de energia, bem, pra que então fazer raid ?
Eu ainda acho que o problema é mais embaixo.

Abraços
Tux