RAID sugestões!

Boa noite queridos colegas da lista!

Estou escrevendo a vcs para saber de diferentes sugestões. É o seguinte... eu tinha em uma máquina, em minha casa mesmo, um HD de 1 TB para guardar meus arquivos pessoais e de lazer e outros importantes também, pois bem, o calor no quarto em dias de verão é inssuportável parta isto usava cooler HD para aliviar o calor de sua placa lógica e isso vem dando certa há alguns anos. Certo dia em um pico de luz eu perdi esse HD junto com tudo meu, estava pensando que para eu não passar mais por isso eu deveria colocar dois HDs de mesmo tamanho e implementar  um RAID 1 em nível de software mesmo pois esse não seriam os HDs de  sistema e sim de Backup sendo assim eu  acredito que a perda de desempenho do sistema por eu implementar este RAID através do MDADM não ocorreira em perda significativa. O que os demais colegas acham? Será que eu deveria mesmo implementar RAID em nível de Hardware se o meu objetivo seria apenas espelhamento? Abraço a todos e aguardo sugestões.

Moksha Tux