64 bits !!!! Como executar os programas que só tem pra 32 bits.

Saudações a todos.
Estou tentando instalar o programa ntop em um servidor, mas me deparei com um problema: No debian 32 bits basta eu digitar "apt-get install ntop", já no 64 bits ele não aparece nos repositórios. Tentei baixar o .tar mas ao compilar descobri que a versão só roda em 32 bits.
Então as dúvidas são duas:
1- Alguém sabe onde acho o pacote do ntop.deb pra 64 bits. (essa é a questão urgente) 2- No caso de programas que não disponibilizam 64 bits, como devo agir?? Já que tentei compilar o ntop e não funcionou.

Obrigado.

--
Cleber Ianes
Ger. de Tecnologias Livre