Re: LVM - Quais os Prós e Contras ?

É bom deixar a partição raiz fora do LVM para o caso de você precisar dar boot usando um liveCD que não reconheça LVM. Mas se vc quiser testar, sugiro que crie no espaço não particionado uma partição do tipo 8E (LVM) usando o fdisk ou cfdisk e depois execute os comandos:

# pvcreate /dev/sda3 (altere para o nome da sua partição)

# vgcreate nomedovg /dev/sda3
No nome do VG (Volume Group), vc pode colocar o nome que quiser. Geralmente eu coloco vghostname01. hostname no caso é o nome da minha máquina.

# lvcreate -L 5G -n usr nomedovg
Aqui vc define a partição. A opção -L define o tamanho, no caso usei 5GB. Se for em MB, use M. -n define o nome da partição que ficará em /dev/nomedovg/usr. No final especifique o nome do VG a que essa partição estará vinculada.

Para aumentar o tamanho da partição, use os comandos:

lvresize -L +4G /dev/nomedovg/usr
resize2fs /dev/nomedovg/usr

O primeiro comando adicionará 4GB ao tamanho da partição e o segundo redimensionará o sistema de arquivos, caso vc esteja usando ext3 ou ext4.

Para diminuir, vc terá que tomar muito cuidado e executar esses comandos exatamente na mesma ordem:

# umount /mnt
# e2fsck -f /dev/nomedovg/usr
# resize2fs /dev/nomedovg/usr 1G (1GB é o novo tamanho da partição)
# lvchange -an /dev/nomedovg/usr (desativa o lv)
# lvresize -L -4G /dev/nomedovg/usr (Como o tamanho inicial era 5G e o novo é 1G, serão diminuídos 4G)
# lvchange -ay /dev/nomedovg/usr (ativa o lv novamente)
# e2fsck -f /dev/nomedovg/usr
# mount /mnt

É importante executar sempre o comando e2fsck antes de redimensionar o sistema de arquivos e antes de montar a partição, porque senão o mesmo ficará corrompido.

Faça testes em uma partição que não tenha nenhum dado importante e veja se é vantajoso o uso do LVM para vc.