LVM2 e lvreduce

Boa tarde pessoal,

Estou dando uma estudada pra LPIC 201, e gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer tal "façanha"....

Tenho um grupo (VG) com PVs associadas e uma LV. Essa LV tem 2 GB, daí eu lotei a partição com arquivos de texto bestas (criados com o comando "yes") pra deixá-la cheia.

Tentei reduzir o tamanho da LV para 1 GB utizando o comando "lvreduce", daí após feito isso tenho que redimensionar o sistema de arquivos com o comando "resize2fs" mas pra isso o Debian pede para que seja usado o comando "e2fsck" primeiramente, claro como eu tinha certeza deu muito problema! Erros e mais erros! Até ai blz, era esperado!

A minha teoria estava certa... agora vem a pergunta... se eu usar 1GB dessa LV e usar o "lvreduce" eu preciso formatar a partição (destruindo todos os arquivos)?

Tem algum jeito de fazer isso sem perder os dados?

Obrigado a todos

--
Rafael Henrique da Silva Correia
http://abraseucodigo.blogspot.com