Re: LVM - Quais os Prós e Contras ?

Eu uso LVM no meu desktop sem problemas. Geralmente eu instalo o Debian em uma partição raiz de 700MB, crio uma swap e o espaço restante coloco em LVM mudando o tipo de partição para 8E. Depois do boot, vou criando os volumes lógicos para serem usados como partições usando os comandos pcvreate, vgcreate e lvcreate e copio os conteúdos dos diretórios particionados para as novas partições criadas.

Também tem como fazer tudo isso direto pelo instalador do Debian.

A maior vantagem de usar LVM é a flexibilidade e velocidade do redimensionamento das partições. Antes quando eu não usava LVM e precisava reparticionar meu HD, eu utilizava o gparted através de um liveCD e dependendo do tamanho da partição, demorava um ano para redimensionar o tamanho.

Mas é bom lembrar que LVM só funciona no Linux. Nunca use uma partição contida em um grupo de volumes LVM para uma instalação de Windows, pois é provável que não funcione corretamente.