[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Computador compartilhado por 2 pessoas?



Em 29-12-2010 15:34, Bruno Buys escreveu:
Junior,
Valeu pelo tutorial. Acho que essa sua sugestão é a mais direta, pra implementar. Acho que vou começar por aí. Sim, tenho o kdm, mas troco pelo gdm, sem problemas. Você usa o squeeze? O pessoal do multiterminal da ufpr mantém uns pacotes
pra automatizar tudo, chama mdm. Mas só pra lenny ou ubuntu.
No squeeze o X nem tem arquivo de configuração (/etc/X11/xorg.conf). Você usa ele pra definir telas, devices, etc?
Valeu
Bruno

Olá,

Uso somente placas da nVidia, já cheguei há muito tempo atrás usar 1 AGP e 2 PCI, 2 cabeças cada, totalizando 6 cabeças, mas antigamente o sistema era um pouco mais sensível, aquecia muito, era um micro comum, queimava fonte, e aí já viu o escarcel, 6 pessoas paradas por 1 hora ou mais.

Hoje trabalho com 2 ou 3 cabeças por máquina, tenho fonte e placa de vídeo reserva, roda muito bem.

Acho que 99% está rodando com testing, squeeze hoje, e realmente por padrão não tem o xorg.conf, mas a nVidia tem um programinha que gera o xorg.conf.

Para configurar vários monitores no X, instalo o driver proprietário da nVidia via pacote fonte disponível no repositório oficial, basicamente executo "m-a a-i nvidia" e instalo o pacote nvidia-settings, que tem um aplicativo de mesmo nome que identifica os monitores conectados e gera o xorg.conf (deve ser executado como root). Quanto à esse módulo, a cada atualização de kernel ou driver era uma dor de cabeça, mas agora com o sistema DKMS, o qual compila faz o trabalho do "m-a a-i nvidia", pacotes dkms e nvidia-kernel-dkms, não tive mais dor de cabeça em 99% dos casos, na verdade em apenas 1 onde o driver novo não suportava a placa antiga e tive que instalar uma versão legacy.

Já fiz funcionar com a on-board e duas cabeças numa nVidia, mas a on-board de vez e nunca da uns borrões e linhas, aí tinha que reiniciar a parte gráfica, o GDM na verdade.

Quando ao pacote, o que eles fazem é uma configuração dinâmica do GDM para carregar o X, bem como abrir e fechar o X nas telas que querem e interagir com o usuário, de forma a abrir o X apenas no monitor 1 e pedir para pressionar uma tecla e um botão do mouse que vai fazer conjunto com tal monitor, identificando assim o mouse, o teclado e o screen e salvando num arquivo de configuração próprio do MDM. Assim quando o GDM requerer a configuração, o MDM passa o que lê nesse arquivo de configuração, variáveis de ambiente e o Xephyr para ser executado. Uma forma muito legal para usuário final, mas você fica dependendo da atualização dessa ferramenta para utilizar com outras versões de distro. No modo que passo identifico manualmente teclado e mouse no diretório /dev/input/by-path, passo isso num arquivo de configuração estático do GDM e utilizo um script para carregar as variáveis de ambiente e o Xephyr, bem mais manjado e serve para qualquer distro.

        Vai fazendo que no frigir dos ovos estamos por aqui.

[]'s
          Junior Polegato


Reply to: