[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Computador compartilhado por 2 pessoas?



Em 21-12-2010 22:48, Bruno Buys escreveu:
Fala povo,
Gostaria de poder compartilhar meu computador debian com minha esposa. Isto é, que ela tivesse seu teclado, monitor e mouse, para usá-lo como se fosse outro computador independente. Me lembro de ter lido sobre isso a muito tempo, mas só o que tenho encontrado na internet é tutoriais sobre como montar dois monitores no mesmo computador, esquema dual-head. Sei que terei que plugar outro mouse e teclado usb nele, isso não é problema. Quanto a monitor, terei que acrescentar uma placa de vídeo. Mas o que eu preciso agora é um tuto sobre a config certa para o xorg entender isso tudo corretamente. Repetindo, o que eu preciso é que ela possa ter sua própria sessão kde, separada da minha, servidor gráfico e tudo, independente. Não é dual-head, certo? São duas pessoas compartilhando o mesmo pc. Se alguém tiver um link para um tutorial atual, seria ótimo.
Obrigado e boas festas!

Olá!

O esquema é o seguinte, "manualmente" você carrega o X real e faz o "dual head", então terá display 0 e screens 0 e 1, aí abre um X virtual (Xephyr é o mais indicado) em cada screen ocupando ela toda, sendo que para X virtual você especifica qual o teclado e mouse. Depois disso inicia um sessão do KDE em cada X virtual e ter-se-á dois usuários independentes.

Isso foi para entender como funciona e dá para fazer na mão, mas para automatizar via inicializador de seção, no seu caso o KDM (do KDE) não sei como fazer, mas com o GDM (do Gnome) é até manjado, e pode usá-lo para carregar a sessão do KDE.

Primeiro de tudo, tem que ter certeza que o "dual head" está funcionando, depois identifica as portas físicas que está cada dispositivo, isto mesmo física, então os teclados e mouses (mice em inglês) devem estar sempre na mesma porta física, o que pode ser feito olhando o diretório "/dev/input/by-path/" via "ls -al" no terminal ou gerenciador de arquivos, conectando o dispositivo e vendo qual atalho aparece e anotá-lo para aquele dispositivo.

Por fim, configura o GDM para abri um X real (dual head) e não abrir inicializador de seção nele, depois configurar para abrir um X virtual (Xephyr) para cada screen ocupando ela toda e com seu teclado e mouse específicos (portas identificadas).

Como o GDM não aceita passar variáveis de ambiente, cria-se um script loadXephyr (deve ter atributo executável) para configurar tais variáveis e carregar o Xephyr, tem referências na net como multiterminais e multilinux.

Abaixo tem arquivos de exemplo que uso no meu note, isto mesmo, o note tem suporte a dual head, uma mesma placa com duas GPUs, no meu caso nVidia, então dá para usar por dois usuários com uma TV ou monitor extra, e posso colocar dois mouses num Xephyr, o pad e o externo.

Um adendo, se sua placa tiver duas saídas, geralmente a outra é DVI, é só colocar um adaptador ou cabo DVI para VGA se seu monitor não tiver conector DVI, e tiver, é só usar o cabo DVI-DVI. Outra dica, é ter um PC ou smartphone Wi-Fi extra para logar via SSH e ir testando as configurações no PC de teste, pois uma configuração errada mata o teclado e aí já viu, né?


[]'s
          Junior Polegato



/etc/gdm/gdm.conf
=============================
[daemon]
[security]
[xdmcp]
[gui]
[greeter]
[chooser]
[debug]

[servers]
0=Xbase
1=Xephyr1
2=Xephyr2

[server-Xbase]
name=Xbase
command=/usr/bin/X
handled=false
flexible=false
chooser=false
priority=0

[server-Xephyr1]
name=Xephyr1
command=/usr/local/bin/load_Xephyr -display :0.0 -xauthority /var/lib/gdm/:0.Xauth -fullscreen -keybd evdev,,device=/dev/input/by-path/platform-i8042-serio-0-event-kbd,xkblayout=br,xkbmodel=abnt2 -mouse evdev,,device=/dev/input/by-path/pci-0000:00:1d.1-usb-0:1:1.0-event-mouse -mouse evdev,,device=platform-i8042-serio-1-event-mouse -dpi 96
handled=true
flexible=false

[server-Xephyr2]
name=Xephyr2
command=/usr/local/bin/load_Xephyr -display :0.1 -xauthority /var/lib/gdm/:0.Xauth -fullscreen -keybd evdev,,device=/dev/input/by-path/pci-0000:00:12.1-usb-0:1:1.0-event-kbd,xkblayout=br,xkbmodel=abnt2 -mouse evdev,,device=/dev/input/by-path/pci-0000:00:12.1-usb-0:2:1.0-event-mouse -dpi 96
handled=true
flexible=false
=============================



/usr/local/bin/load_Xephyr
=============================
#!/bin/bash

trap "" usr1

XEPHYR=/usr/bin/Xephyr

args=()

while [ ! -z "$1" ]; do
    if [[ "$1" == "-xauthority" ]]; then
        shift
        if [ ! -z "$1" ]; then
            export XAUTHORITY="$1"
        fi
    elif [[ "$1" == "-display" ]]; then
        shift
        if [ ! -z "$1" ]; then
            export DISPLAY="$1"
        fi
    else
        if ! expr match $1 vt[0-9][0-9]* >/dev/null; then
            args=("${args[@]}" "$1")
        fi
    fi

    shift

done

exec $XEPHYR "${args[@]}"
=============================


Reply to: