Re: Dúvida Iniciante...

Discordo. Acho que o Ubuntu instalado como programa vai contra o processo habitual de todas as outras distribuições. No seu primeiro email você disse que quer se familiarizar com o processo de instalação do linux, então optando por isso você não estará seguindo o processo natural das distribuições. Sugiro a você instalar o linux em uma VM (sugiro a VirtualBox, mas muitos usam o VMWare) e depois que se sentir confortável, instalar no HD.

A boa notícia é que se você veio primeiro procurar ajuda nesta lista de usuários certamente irá se adaptar rapidamente ao sistema, e também terá condições de resolver qualquer probleminha que possa surgir, pois o que a maioria dos usuários tem é preguiça de pesquisar no google e procurar ajuda.

Outra coisa que já te adianto: ter somente linux no computador é muito diferente de manter Windows e Linux. Muitos procedimentos chatos se tornam desnecessários, e os programas se integram a máquina de maneira muito mais natural (especialmente os que lidam com sistema de arquivos). O desempenho também melhora, porque geralmente o filesystem escolhido para manter os dados(como imagens, vídeos e músicas) é NTFS, que pode ser acessado pelos dois sistemas, mas é muito inferior ao Ext4 e Reiserfs, nativos do linux.

E desejo-lhe boa sorte nessa jornada. =D