Re: Dúvida Iniciante...

Em Domingo 10 Outubro 2010, às 17:34:28, Fernando Henrique Toledo escreveu:
> Senhores, boa tarde!
>
> Sou apenas um 'usuário' de computadores, o que se pode chamar de dummie!
> Utilizo o computador apenas para atividades do cotidiano, como ver e-mails,
> navegar na internet, ouvir música e especificamente a atividades de
> trabalho com edição de documentos em formato .tex, e a utilização do
> software R. Possuo um laptop Lenovo G450 e tanto conecto através de rede
> wireless doméstica como em rede públicas.
>
> Não tenho, nem pretendo adquirir conhecimentos acerca de desenvovimento de
> [...]

Senhor, boa tarde.

Quanto ao limite de partições primárias, não existe forma de fugir disso.
Ou o sr. abre mão da sua partição de dados comuns a todos os sistemas
utilizando-se de um hd externo, pendrive ou NAS, ou não terá como instalar
nenhum sistema (não somente o debian) da forma como se apresentou, não
querendo se aprofundar no tema,  e sem fazer malabarismos digitais.

A menos que não seja tão dummie assim, nem tão arrojado, recomendo que procure
um técnico/guru de sua confiança e acompanhe/documente o processo
presencialmente. Costuma ser uma operação bem sensível e sujeita a falhas para
se utilizar dicas e palpites em uma lista. Não desmerecendo a lista, mas vejo
muita palpitagem e chutologia por aqui. Uma boa parte aqui, sem nem  ter lido
corretamente e com atenção o que a pessoa perguntou, já vai arriscando o seu
palpite.

Peguei a algum tempo atrás um destes notebooks para instalar linux. Ele já
vinha com as 4 partições utilizadas. Uma delas oculta, de boot do windows, a
outra do windows, uma terceira com a instalação/drivers do windows e uma
ultima do programa de  backup do fabricante. Tive que abrir mão de uma delas,
redimensionar as outras, e instalar o debian na que eu abri mão. Uma partição
extendida, com várias partições internas. Meio arriscado para conduzir esta
operação a  distância.

Uma outra opção é instalar linux dentro da partição do windows. Acho que o
Ubuntu/Mint  fazem isso (mas não garanto), e o JoliCloud eu tenho certeza.
Debian eu não sei se possui esta característica de instalação.

E a terceira opçao, é baixar uma distribuição live, como o debian-live ou o
ubuntu-live, e grava-la em um pendrive de 2gb. Não se mexe no hd, a não ser
que você queira guardar algo lá. De longe, é a mais segura e não menos
funcional.

abraços
Tux