Firefox "engasgando"

Bom dia,

Tenho observado que o Firefox anda "engasgando", dando algumas "travadinhas" ao realizar o scroll em páginas que tenham uma imagem maior que 800x500 e/ou imagem de fundo.

Considero a minha máquina boa para sofrer esse tipo de problema, que eu só experimentava em computadores lentos. A configuração é 4 Gb DDR3, Core i3 2.26 Ghz, video Intel.

A interface que eu uso é XFCE, e não uso nada além de Icedove, Firefox, Pidgin. Estou com o composite do XFWM ativado, mas as travadinhas continuam mesmo que o composite esteja desativado.

Para comparação: na mesma máquina tenho instalado o Windows 7 (que uso para o trabalho). Nele, mesmo com o Aero ativado, essas travadinhas não acontecem.

Qual será a causa? O Firefox? Driver de vídeo? Não sei nem por onde começar...

Obrigado.