Re: É possível desmontar o /var ?

Olá Ewerton e demais membros!

Acho que aqui a questão mais importante não é a partição e sim o sistema de arquivo utilizado. Há sistemas de arquivos que podem aumentar o tamanho sem que seja necessário efetuar a desmontagem. Ex: XFS, ótimo para partições de máquinas virtuais. Já pensou em ter que parar um conjunto de máquinas virtuais para ter que simplesmente aumentar uma partição??

mas a partir do kernel 2.6 o ext3 e ext4 pode fazer aumento de partição online, o problema é na diminuição, como eu falei estou expondo apenas um caso bem específico, "Como eu diminuo um partição muito usada de pelo próprio sistema?", como eu falei no meu ultimo e-mail, usando o comando "umount -l /var" foi possível aumentar, o que não era preciso pois aumentar é possível ser feito on-line em partições ext sobre o kernel 2.6, que é o meu caso aqui, hoje vou ver se faço o teste diminuindo e ver se acontece algum problema.