É possível desmontar o /var ?

Olá pessoal!!!

Estou estudando o LVM e só por curiosidade estou tentando aumentar a partição /var, bom como todos sabemos temos muitas coisas acontecendo lá, muito logs e arquivos .pid, bom logo, pela lógica desmontar uma partição assim pode dar um baita problema.

lvm:~# umount /var/
umount: /var: o dispositivo está ocupado
umount: /var: o dispositivo está ocupado
lvm:~#

Bom, então, alguém já fez, ou pensou, ou sabe como e se é possível desmontar o /var em um sistema de produção?

A lógica seria algo do tipo, dar um congelamento em todos os serviços sendo utilizados e ai fazer qualquer formatação necessária e depois reativar o sistema.

Fica aqui a discussão.

--
Fagner Patrício
João Pessoa - PB