Re: Tomcat 5.5 não conecta ao postgresql 8.3

1 - Verifique se esse usuário existe mesmo na base de dados.

Sim, na base de dados existe o usuário admin

2 - O banco está na mesma máquina que a aplicação ?

Sim, está na mesma máquina

3 - Verifique o arquivo conf/Catalina/localhost/biblivre.xml  é lá que
estão as configurações de acesso ao banco.

O referido arquivo está idêntico ao que você colou aqui, a base de dados possui o mesmo nome, usuário e senha.

Grato,
Saul Lima