add usuarios e maquinas no ldap e no debian

Amigos,

Em um Debian Lenny, estou com o samba+ldap configurados......porém, para add usuários ou maquinas na base ldap e o uso na rede, preciso add localmente ambos pra depois usa-los na base. Não consigo nenhum tipo de sincronizacao, tanto no phpldapadmin quanto smbldap-useradd por exemplo nao existe isso.

Nos 2 aplicativos, add na base ldap e nao localmente. Tenho que entrar com useradd local e depois adicionar com uma das 2 ferramentas.

Alguem ja possou por isso?...Qualquer ajuda será bem vinda!!