Re: PLANILHAS NO SAMBA {OFF TOPIC}

Não.
Mas já tive esse mesmo problema com planilhas EXCEL e foi necessário acrescentar ao compartilhamento :
veto oplock files = /*.mdb/*.MDB/*.dbf/*.DBF/*.DAT/*.dat/*.KEY/*.key/*.xls/*.XLS/
Depois com o MSOFFICE2003 percebi que esse problema não ocorria mais num samba sem a configuração acima.
É um tiro no escuro, mas acrescente a linha acima incluindo a extensão dos arquivos do OpenOffice.

Outra coisa, você não pode descartar falha de hardware no servidor ou CPU+RAM da estação, quando a CPU/RAM tem problemas, arquivos compactados - devido a complexidade do algorítimo - são os mais sucetiveis a problemas.