problemas em abrir lixeira, rede, computador

Olá,

Utilizo Ubuntu 9.04 e estou com o seguinte problema: ao clicar sobre a lixeira, ou no menu do Gnome em Locais/Computador ou Locais/Rede a janela abre e fecha rapidamente. Isto não acontecia há algum tempo atrás. Com o autoscan-network consigo localizar todos os computadores da rede do trabalho e navego na internet normalmente, ou seja, a rede está OK. Outras janelas como "pasta pessoal" abrem normalmente.

O curioso é que este problema acontece com as máquinas de casa e do trabalho, que são completamente diferentes. O problema acontece com todos os usuários.

Tentei instalar o 9.10 no micro do trabalho mas só entra no modo gráfico de segurança. No modo normal roda um pouco e trava. Fiquei com medo de instala-lo.

Alguém como resolver o problema de abrir  a lixeira, rede, computador?

Obrigado,

Antônio