Date: Thu, 23 Apr 2009 20:30:59 -0300
Subject: Internet lenta apenas nas estações Linux
From: suporte.anacleto@gmail.com
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org

Boa noite a todos,

Continuando na minha saga de jovem administrador, estou enfrentando um problema que não sei ao certo onde está o problema.

Tenho um link de 1Mbps do Speedy conectado à um switch que por sua vez, distribui a conexão para os outros micros da rede. Neste mesmo switch, tenho um servidor Thinstation conectado rodando.
Este switch, é então conectado ao switch do andar de baixo que passa conexão à terminais leves (thinstation, sem HD). Uma das pontas deste switch, vai até a outra sala (uns 40m no máximo) e conecta outro switch e os dois servidores principais (um de DHCP, DNS e NFS - outro de Thinstation também). Faltou um desenho né? ahaha desculpe!

Em qualquer micro Linux que tenho, inclusive alguns novos que recebi, ao conectá-los na rede, percebo que a navegação é mais lenta do que nos micros com Windows (2 micros que ficam na mesma sala dos servidores principais).

Usando meu notebook, também sou vítima da navegação lenta.

O que eu já fiz:
- Coloquei OpenDNS no servidor de DHCP
- Autenticação e proxy com cache (Squid, no mesmo servidor com DHCP)
- Informei os micros da rede no /etc/hosts no servidor de DHCP

Quando encontro picos de uso, até o gtalk do Gmail, para de funcionar, fica muito lento. Verificando com ping, percebi que a resolução de nomes que está demorando, pacotes são perdidos também. Tenho uma taxa de navegação muito mutante.

Alguém poderia me dar uma dica de como verificar com maior precisão onde se encontra o erro (DNS ou perda de pacotes)?

Obrigado desde já pela atenção e paciência!
Abraços

--
Anacleto Júnior
Linux User: #447388

Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!