Re: Laptop X datashow realmente difícil

Em Qui 02 Abr 2009, Adriano Rafael Gomes escreveu:

> Ronaldo, pelo que me lembro, tenho feito assim:
>
> Ligo o laptop e, depois de entrar no X, conecto o projetor. Em seguida,
> rodo:
>   xrandr --output VGA --mode 800x600 --above LVDS
>
> Daí arrasto as janelas entre as telas (no exemplo acima teria que
> arrastar a janela pra cima, até passar para o projetor).
>
> Para desstivar o projetor:
>   xrandr --output VGA --off

Até aí tudo bem, mas eu quero um clone. Na verdade eu gostaria de poder
facilmente projetar minha apresentação no datashow, laptop ou ambos. O
problema é que por algum motivo o xrandr não redimensiona a tela fisicamente,
só virtualmente ou algo assim.

Já tentei várias opções de configuração do xorg.conf, vejam qual meu xorg.conf
atual:

http://www.ppgcb.unimontes.br/file.php/5/Publico/Datashow/xorg.conf

Vamos lá, quando eu entro no X e depois conecto o datashow a imagem só fica no
laptop. Uso o seguinte comando para mandar a imagem para o datashow:

xrandr --output VGA --auto --mode 1024x768 --same-as LVDS

Vejam nas figuras dos links como ficaram as imagens:

Datashow 1024x768
http://www.ppgcb.unimontes.br/file.php/5/Publico/Datashow/DSC01313.JPG

Laptop 1280x800
http://www.ppgcb.unimontes.br/file.php/5/Publico/Datashow/DSC01314.JPG

O efeito esperado neste caso é que a tela inteira mostrada no laptop a
1280x800 fosse redimensionada a 1024x768 e enviada para o datashow. Mas na
verdade é enviada um pedaço da tela.

Já tentei várias opções do xrandr inclusive usando grandr. Em todas as opções
a área não é redimensionada e sim cortada.

A única solução paliativa que encontrei foi usar o centro de controle do KDE,
na opção de tela alterar para 1024x768. Desta forma a tela fica correta no
datashow, mas desliga o laptop. Se eu ligo o laptop novamente com o comando
do xrandr a imagem no datashow é cortada. Veja na imagem:

http://www.ppgcb.unimontes.br/file.php/5/Publico/Datashow/DSC01316.JPG

O ideal é que conseguisse manter as duas imagens ou alternadas com a resolução
correta para cada opção, sendo elas:

1) VGA ligado com 1024x768 e LVDS ligado com 1280x800
2) VGA ligado com 1024x768 e LVDS desligado
3) VGA desligado e LVDS ligado com 1280x800

São as três opções possíveis.

Mesmo se não for possível a opção 1, seria interessante conseguir alternar
entre as opções 2 e 3 usando o xrandr que facilita pois posso colocar atalhos
para os comandos, muito melhor do que abrir centro de controle etc.

Quando eu conecto o datashow antes do X abrir ele entra no datashow e laptop
com uma resolução de 800x600, já procurei eu todos os lugares e não consigo
descobrir porque ele selecionou 800x600 e não 1024x768.

Vejam como o xrandr detecta as telas:

--------------------------------------
Screen 0: minimum 320 x 200, current 1280 x 800, maximum 1280 x 1280
VGA connected 1024x768+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x
0mm
   800x600        60.3 +   84.9     72.2     75.0     60.3     56.2
   1280x1024      84.8     75.0     60.0
   1280x960       84.9     60.0
   1280x800       60.0
   1152x864       75.0
   1280x768       60.0
   1280x720       59.9
   1152x768       54.8
   1024x768       84.9*    85.0     75.1     75.0     70.1     60.0     43.5
   832x624        74.6
   640x480        84.6     75.0     72.8     72.8     75.0     66.7     60.0
59.9
   720x400        70.1
LVDS connected 1280x800+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 303mm x
190mm
   1280x800       60.0*+   60.0     40.0
   1280x768       60.0
   1024x768       60.0
   800x600        60.3
   640x480        59.9
TV disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

Então? Será que existe alguma forma de corrigir isto? Uso linux desde 2000 e é
a primeira vez que não consegui usar um datashow sem muita dor de cabeça ou
muita limitação.

Toda sugestão é bem vinda.

Inte
Ronaldo
--
Claret is the liquor for boys; port for men; but he who aspires to be a hero
... must drink brandy.
--
Favor NÃO ENVIAR arquivos do Word ou Powerpoint
Prefira enviar em PDF, Texto, OpenOffice (ODF), HTML, or RTF.