Re: Problemas permissões de usuários com o Firebird

Os usuários do firebird não são cadastrados no Linux, são cadastrados
dentro do firebird e nada tem a ver com os usuarios cadastrados no SO.
O Firebird mantém um database especial chamado de fbsecurity.fdb que
dentre algumas tabelas especiais contém os usuários cadastrados e suas
senhas, todo usuário que se conecta ao banco de dados passa por esse
database para  autenticar-se. Tanto que se voce esquecer a conta do
SYSDBA e por causa disso não consegue conectar database a nenhum,
basta substituir esse database por outro onde a senha do SYSDBA seja
conhecida e pronto tá resolvido o problema, furo de segurança ? Não,
este banco de dados baseia sua segurança no Host, ie. o ambiente
fisico e SO são responsáveis por prover a segurança dos dados, por
exemplo, no Linux o owner dos arquivos do firebird chama-se firebird,
isto facilita porque o banco de dados não precisa usar uma conta de
root para fazer suas operações com o SO, usuários comuns não conseguem
manipular fisicamente os arquivos e impede que falhas do FB sejam
escaladas para níveis de privilegio superiores.

É um bom banco de dados, mas programadores em delphi tem dificuldade
em lidar com transacoes, usam dataawares que ligam componentes de
dados a uma unica transacao, ficam o dia inteiro sem fazer um único
commit físico e por causa disso enchem a garbage e o banco explode o
servidor. Se voce aprender a dominar as tecnicas da boa programação
vai ser feliz.

[]'s e boa sorte.