Debian e suporte a hardware high-end

Pessoal, estou pensando em adquirir hardware profissional HP
(servidores de rack DL, um storage, e unidade de fita LTO3), para uma
solução de um cliente.
Eu gosto muito de Debiam, só uso ele em meus servidores, e gostaria de
implementar toda a solução com ele. Porém, o fornecedor vem com todo
aquele papo de homologação com Red Hat, sugerindo que o suporte a esse
tipo de hardware high-end possa ser deficiente com distros não
homologadas.

Fiquei com um certo receio, e por isso gostaria de pedir a opinião de
vocês. Eu, sinceramente, creio que se há hardware que o Debian não
suporte bem, então ninguém mais suporta, mas não tenho conhecimento de
causa.

Gostaria de saber se usar Debian pode me trazer alguma dificuldade a
mais nessa hora. Eu, sinceramente, não queria perder tempo compilando
kernel, aplicando patch, compilando módulo, fazendo muita coisa braçal
e batendo cabeça pra simplesmente poder usar meu hardware. ( O storage
que estamos pretendendo adquirir terá interface externa SAS com os
servidores.)

O que vocês me dizem ?

(Ok, eu estou numa lista de Debian, que tipo de resposta eu espero
obter? Onde já se viu fazer uma pergunta dessas? =P )