netcat modo listen não saindo

Estou tentando usar o netcat (vulgo "nc") para criar um pequeno servidor onde, quando um cliente se conecta, começa a receber logs. Só pra deixar claro, o propósito *não é* compartilhar os logs do linux.

O comando para o servidor é este:

# nc -l -p 5558 -c "tail -f /var/log/syslog"

para o cliente, é este:

# nc <host> 5558

O problema é que o servidor não fecha quando o cliente se desconecta. Ele fica lá, rodando. O netstat não mostra mais a conexão. Se eu tentar conectar novamente, dá "connection refused". Já tentei as opções -q0 -k, sem sucesso (acho que não entendi direito essas opções).

O problema parece estar em usar a opção -c. Se eu deixar o servidor sem ela, a conexão fecha assim que o cliente a fecha.

Alguém já passou por essa situação?