Re: Squid3 Proxy Transparente + FTP

Henry e Rafael,

Valeu mesmo pela ótima explicação. Já estava començando a desconfiar,
fiz algumas pesquisas e não vi nada sobre isso. Como minha experiência
é pouca com firewalls não sabia nada sobre o assunto.

Bom, Minha solução então para meu caso foi utilizar as regras de FORWARD
para todo serviço de internet que não utilize a porta 80 (HTTP).

iptables -t filter -A FORWARD -p tcp -s ip_da_minha_estacao --dport
porta_do_servico -j ACCEPT

Exemplo de minha configuração para uma estação de trabalho(workstation).

iptables -t filter -A FORWARD -i $iflocal -p tcp -s 192.168.0.250
--dport 20:21 -j ACCEPT #Liberando FTP
iptables -t filter -A FORWARD -i $iflocal -p tcp -s 192.168.0.250
--dport 25 -j ACCEPT # Liberando SMTP
iptables -t filter -A FORWARD -i $iflocal -p tcp -s 192.168.0.250
--dport 110 -j ACCEPT # Liberando POP3
iptables -t filter -A FORWARD -i $iflocal -p tcp -s 192.168.0.250
--dport 443 -j ACCEPT # Liberando HTTPS

Assim tenho o controle por estação de trabalho e o serviço a ser utilizado.

Me corrijam se eu estiver errado com a minha solução !

Outra coisa o protocolo FTP é muito chato e fresco para esse caso eu
utilizo as seguintes regras no
meu script de firewall.

# Liberando FTP
#iptables -A INPUT -p tcp --dport 20 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 21 -j ACCEPT
#iptables -A INPUT -p tcp --dport 21 -m state --state
NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT # Minha inclusão
iptables -A INPUT -p tcp --sport 21 -m state --state
ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 21 -m state --state
NEW,ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 20 -m state --state
ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 20 -m state --state ESTABLISHED -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --sport 1024: --dport 1024: -m state --state
ESTABLISHED -j ACCEPT
iptables -A OUTPUT -p tcp --sport 1024: --dport 1024: -m state --state
ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
# Fim FTP

# Liberando FTP pra o IP 192.168.0.29
iptables -A FORWARD -i $iflocal -p tcp -s 192.168.0.29 -m multiport
--dports 20,21 -j ACCEPT # FTP

Ele server para detectar se a conexão foi estabelicida realmente pelo
seu computador
e habilita o tráfego nas portas altas e aletórias que o FTP realiza. É
mais ou menos
isso ;-)

Estou com problemas de utilizar Squid + Iptables + HTB, mas deixa isso pra outro
tópico :-)

obrigado,

--
Adauto Serpa