Problemas themas gnome

Olá pessoal o Debian quando reiniciei não iniciava mais o X, então eu rodei o comando:

Aptitude install gmd

e consegui loga usando o ambiente gráfico, porém os themas não foram carregados, então eu fiz o seguinte comando para carregar os themas.

dpkg-reconfigure xserver-xorg

Tudo ficou perfeito, porém todas as vezes que eu reinicio a maquina os temas são removidos e tenho que reinstalar tudos novamente, eu gosto de usar o tema padrão do debian, acontece que como ele remove os temas sempre inicia com um tema bem veio.

Alguém sabe como resolver essa questão dos temas sumirem no boot?

E uma segunda pergunta seria: como faço para buscar mensagens anteriores na lista ?