Re: Squid3 autenticadono AD

Na configuracao do squid que lhe enviei, tem gente que acessa a
internet por MacAddress previamente configurado, outros endereços são
abertos (não requer login) e para o restante depente da autenticacao.

Por exemplo, a ACL :

##################
# ADMINSTRADORES #
##################
acl password proxy_auth REQUIRED
acl usuarios_administradores proxy_auth
"/etc/squid3/usuarios_administradores.txt"

Aqui, estou dizendo que uma ACL "usuarios_administradores" que contém
nome de pessoas estao no arquivo
"/etc/squid3/usuarios_administradores.txt", cujo conteúdo é :
$cat /etc/squid3/usuarios_administradores.txt
pierre
sergio
suporte
hamacker

Tem outros grupos diferentes e voce irá perceber, isso é feito porque
eu tenho de determinar quem dentro do AD é administrador para acessar
a internet e poder fazer downloads de .exe/mp3/avi/..., algo que é
proibido para demais usuários.

Aí tem ACLs que descrevem sites que podem ter seu acesso independente
sempre livre :
# cat /etc/squid3/sites_governo.txt
sptrans.com.br
certisign.com.br
serasa.com.br
ventlesto.com.br
gov.br
org.br
mpas.gov

Tem outras listas tambem.

Depois eu começo a brincar com o http_acces que é de fato quem deixa
passar ou não pela internet, a sequencia de permissões é de cima para
baixo :
#########################################
# Administradores nao possuem restricao #
#########################################
http_access allow usuarios_administradores

####################################################
# Grupos de pessoas com acessos totais ou parciais #
####################################################
http_access allow usuarios_governo vidy_sites_governo
!empresa_sites_exclusivo_almoco
http_access allow empresa_sites_download
http_access deny  empresa_ext_proibidas
http_access deny  empresa_sites_proibidos empresa_sites_exclusivo_almoco
http_access allow usuarios_acesso_total !empresa_ext_proibidas
!empresa_sites_exclusivo_almoco
http_access allow usuarios_acesso_avulso !empresa_ext_proibidas
!empresa_sites_exclusivo_almoco
http_access deny all

Por isso que eu disse noutro email, que primeiro voce deveria tentar a
autenticacao pura e simples com o :
/usr/lib/squid3/squid_ldap_auth -R -b "dc=dominio,dc=com,dc=br" -D
"CN=proxy_internet,CN=Users,DC=dominio,DC=com,DC=br" -w "senha" -f
sAMAccountName=%s -h 192.168.1.10

Quando voce tiver passado com a autenticacao, não se preocupa, pois a
lista de discussão lhe ajudará com o resto.

Só partir para o squid.conf sabendo que a autenticacao sem o squid
está normal. Pois, no squid.conf pode haver linhas que podem tornar
obrigatório a autenticacao ou nao, aí depende de cada necessidade, por
exemplo, no nosso horario de almoço os usuários podiam navegar sem
autenticar-se, mas mudamos essa regra recentemente por causa de alguns
que abusam do anonimato. O legal do squid é poder personalizar.

[]'s