Mini-adaptador bluetooth no KDE e debian SID

Oi pessoal,

Recentemente eu adquiri um mini-adaptador bluetooth desses
baratissimos e fabricados na China. Meu notebook não tem bluetooth
embutido. Li alguns reviews que diziam que ele funcionava no Linux
(especificamente no Ubuntu), então resolvi arriscar.

Eu esperava que ele fosse reconhecido automaticamente pelo KDE, mas não foi.
O kbluetooth aparece com todas as opções desativadas, como se não
houvesse dispositivo bluetooth na máquina.

Em janeiro, alguém tinha falado sobre isso aqui na lista e a solução
encontrada foi executar o kbluetooth como root. Eu tentei isso e não
funcionou.

O dmesg mostra que o adaptador foi conectado:
[  833.736072] usb 2-1: new full speed USB device using ohci_hcd and address 7
[  833.943053] usb 2-1: New USB device found, idVendor=0a12, idProduct=0001
[  833.943065] usb 2-1: New USB device strings: Mfr=0, Product=0, SerialNumber=0
[  833.943258] usb 2-1: configuration #1 chosen from 1 choice

O lsusb exibe o adaptador:
Bus 002 Device 007: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd
Bluetooth Dongle (HCI mode)

O hcitool também:
$ hcitool dev
Devices:    hci0    00:1F:81:00:02:50

Eu consigo configurá-lo com o hciconfig:
sudo hciconfig -a
hci0:   Type: USB
        BD Address: 00:1F:81:00:02:50 ACL MTU: 1021:4 SCO MTU: 180:1
        UP RUNNING PSCAN ISCAN AUTH
        RX bytes:3665 acl:0 sco:0 events:106 errors:0
        TX bytes:824 acl:0 sco:0 commands:75 errors:0
        Features: 0xff 0x3e 0x0d 0x76 0x80 0x01 0x00 0x80
        Packet type: DM1 DM3 DM5 DH1 DH3 DH5 HV1 HV2 HV3
        Link policy: RSWITCH HOLD SNIFF PARK
        Link mode: MASTER
        Name: 'Krishna notebook'
        Class: 0x4a010c
        Service Classes: Networking, Capturing, Telephony
        Device Class: Computer, Laptop
        HCI Ver: 2.0 (0x3) HCI Rev: 0x3 LMP Ver: 2.0 (0x3) LMP Subver: 0x3
        Manufacturer: Cambridge Silicon Radio (10)

Entretanto, quando dou um hciconfig scan, ele não retorna nada.
Deveria encontrar o bluetooth do meu tablet N800, que está ligado e
visível. No tablet, também não encontro dispositivo para parear.

Experimentei mudar o "link mode" do notebook de SLAVE para MASTER, mas
não mudou nada.

O daemon bluetooth está rodando, o modulo bluetooth do kernel está
presente, e o usuário é membro dos grupos netdev e bluetooth.

Segui as instruções de
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/bluetooth-linux-guia-completo/

Para testar, instalei o applet de bluetooth do gnome, mas ele também
não encontrou nenhum dispositivo.

Eu uso Debian SID, minha versao do KDE e a 4.3.2, e tenho os seguintes
pacotes relacionados instalados:
ii  bluetooth               4.56-2                   Bluetooth support
ii  bluez                      4.56-2                   Bluetooth
tools and daemons
ii  bluez-alsa              4.56-2                    Bluetooth ALSA support
ii  bluez-gstreamer    4.56-2                    Bluetooth GStreamer support
ii  bluez-utils              4.56-2                    Transitional package
ii  kdebluetooth         1.0~beta8-6+b1   KDE Bluetooth Framework
ii  libbluetooth3         4.56-2                    Library to use the
BlueZ Linux Bluetooth sta
ii  libkbluetooth0       1.0~beta8-6+b1    Bluetooth library for KDE

Alguém sabe o que mais posso fazer?
Alguém usa um desses adaptadores?

--
Krishna