Re: Particionamento Ideal para Servidor Samba

2009/10/28 jrtorres <jrtorres@bol.com.br>:

> Boa tarde
>
> VOu montar um Samba com as seguinte caracteristicas:
>  - PROC AMD ATHLON 64 X2 DUAL CORE 7750+ 2.7GHZ AM2
>  - MB AM2 ASUS M2N68-AM-SE2
>  - 2GB DDR2
>  - HD SATA2 750GB WESTERN DIGITAL 7200 RPM

Para 8 estações, isto está pra lá de muito ótimo.

> Ele não vai ser controlador de dominio. Terei apenas umas 8 estações de
> trabalho Windows acessando os arquivos nele.
> Ele tb será um server , Apache/Mysql/Jabber
>
> Qual sugestão de partcionamento do HD de 750GB ??

Vou deixar a MINHA SUGESTÃO certamente haverão 200 colegas a discordar
dela e outros 200 que irão aplaudir, mas não importa se você usará
esta sugestão ou outra que à sua vista seja mais interessante, uma
coisa eu recomendo que você não abra mão: LVM. Se tiver a
possibilidade de colocar dois HDs eu ainda recomendo criar um RAID 1
para espelhar os dados, pode ser aquele por software mesmo. Em um
servidor que tinha lá no trabalho aquilo me salvou em um momento
crítico e hoje não abro mão dele em máquinas que não suportem este
recurso no hardware.

/boot - 128MB  (Parece muito, mas dependendo do tempo que este
servidor ficará em produção, com as diversas atualizações de kernel
que poderá vir você deverá ficar sem espaço para trabalhar, claro que
poderia ser menor, mas não diminua demais) - Como eu já sugeri o RAID
e o LVM que inclusive podem ser instalado depois do servidor no ar,
ter o /boot separado será um adianto e tanto.

LVM - 749.XXXGB - Crie um único grupo de volumes com todo o espaço que
sobrar tendo ao menos os seguintes volumes lógicos:

RAIZ (20GB) será aqui onde você definirá o / da sua instalação
 - Não seja pão duro, você tem 750GB para gastar - e não usará ele
todo de imediato - e com as constantes atualizações, cache do MySQL,
do apache, temporários, logs etc isso poderá até ser pouco, mas como
estamos usando LVM, é tudo festa.

SWAP (2GB)
- Novamente não há porque ter pena de gastar. você ainda tem mais de
725GB para usar. Estou usando 2GB de RAM porque é um padrao que
estipulei como adequado e suficiente para os meus servidores, não
porque você tem 2GB de RAM. Este é um valor quase cabalistico então
não o questione, se achar que outro número o traz mais sorte esteja a
vontade para mudar, só não precisa aumentar além do dobro da RAM e nem
deve reduzir à menos de 128MB (acho que é outro valor que tive em um
sonho ;) ).

MYSQL (5GB)
- Aqui você montará a pasta de dados do MySQL (acho que é
/var/lib/mysql - confirme antes). Se as suas bases são pequenas você
pode reduzir este valor para iniciar com 1GB. lembre-se que no LVM
você poderá redimensionar a qualquer hora que precisar de mais espaço.

WWW (5GB)
- Montar a pasta de dados do Apache /var/www . Idem ao comentário sobre o MySQL

HOME (100GB)
- A pasta home dos seus usuários que serão compartilhadas pelo SAMBA.
Como você só tem 8 máquinas, acredito que não haja problemas com
dezenas de grupos de trabalho e setores então até as pastas dos grupos
que você tiver podem vir aqui.

Basicamente isso. Se usar os valores que sugeri você terá cerca de
620GB disponíveis ainda dentro do grupo de volumes que você criou,
talvez você venha a jogar o disco e o servidor fora sem nunca usar o
disco todo mas a sacada aqui é que se você formatar estes volumes com
um sistema de arquivos que permita redimensionamento online (como o
reiserfs, por exemplo) o dia que você precisar de mais espaço em
qualquer volume destes poderá aumentá-lo sem que nem mesmo haja
necessidade de parar os serviços, formatar, particionar e estas coisas
do passado negro do 386SX 33 rodando MS-DOS com Windows 3.1 em disco
de 32MB (Argh, tirei do fundo do baú!)

Até mesmo se você inventar depois que os logs ficariam mais bonitinhos
em uma "casinha" amarela, você poderá criar um volume lógico para eles
sem aporrinhação.

Só não recomendo o aumento do espaço para SWAP. Seu servidor tem 2Gb
de RAM, se o uso do swap se tornar frequentemente exagerado o melhor a
fazer é tirar o escorpião do bolso e comprar mais memória.

Lembro também que os valores que estipulei não são uma regra, são
valores que determinei com base no meu uso em uma rede com 500
usuários no Samba, mais de 50 bases no MySQL e outros parâmetros que
embora infimos para muita gente boa, também está bem além da sua
realidade então o atenderá bem e com folga. sinta-se a vontade se
precisar de imediato alterar estes valores de acordo com a sua
necessidade inicial, mas fica a sugestão: Evite criar uma partição
gigantesca sem necessidade imediata. Isso acarreta em perda de tempo
no momento do boot quando os sistemas precisam ser verificados.

vendo agora por outro lado. Não há qualquer motivo para particionar o
disco em tantas "fatias" assim sem que você tenha a intenção de
escovar bits e polir a perfomance ao máximo, com base em escolhas de
sistema de arquivos para cada tipo de serviço, ativar quotas só para
usuários e não para o Apache etc. e por esta perspectiva, você não
precisa escolvar o sistema para 8 usuários então, no seu caso - na
prática mesmo - eu Juntaria os volumes MYSQL e o RAIZ e também o WWW e
HOME em uma outro.

Dei duas sugestões. espere as outras dos outros colegas, e depois
escolha uma que ache mais bonita.

--
Welington Rodrigues Braga

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9