Re: Particionamento Ideal para Servidor Samba

On Wed, Oct 28, 2009 at 14:24, jrtorres <jrtorres@bol.com.br> wrote:

> Boa tarde
>
> VOu montar um Samba com as seguinte caracteristicas:
>  - PROC AMD ATHLON 64 X2 DUAL CORE 7750+ 2.7GHZ AM2
>  - MB AM2 ASUS M2N68-AM-SE2
>  - 2GB DDR2
>  - HD SATA2 750GB WESTERN DIGITAL 7200 RPM
>
> Ele não vai ser controlador de dominio. Terei apenas umas 8 estações de
> trabalho Windows acessando os arquivos nele.
> Ele tb será um server , Apache/Mysql/Jabber
>
> Qual sugestão de partcionamento do HD de 750GB ??

Independentemente de quanto espaço será deixado para partição do
sistema, e se vai separar /var, /usr, /tmp ou não, recomendo
fortemente usar LVM para todas os diretórios de dados. (Pelo menos
para o /home, e os outros diretórios compartilhados que você terá).

Para o sistema em si, eu até hoje não cheguei a uma conclusão se vale
à pena ou não instalar em cima de LVM. Pra ser sincero, nunca tive
vantagem nem desvantagem. Às vezes faço assim, às vezes não. =)

Se não sabe o que é LVM, então vá correndo ler algo, porque não dá pra
viver sem hoje em dia. =)