Por onde começar...

Uma boa noite a todos..

    Tenho um amigo que tem um provedor de Internet via Rádio (Wireless).
Funciona assim: ele compra o link da Embratel e distrubui o sinal via Wireless. Ele me disse que é tudo feito em linux. mas como nunca se preocupou em aprender não soube me passar detalhes... O mesmo vai ficar sem suporte técnico dentre alguns dias... e assim ele me propôs a administrar o seu provedor.. Sou um iniciante em linux e ainda engatinho.. hehehehe.. ele me falou de alguns termos que nunca ouvi falar, tipo: configuração de rb (seria uma routerboard?) , de cartões(????). Alguém poderia me dizer por onde começar a estudar? Qual o assunto que devo pesquisar para me inteirar?

Obrigado,
Fabiocs