Re: Sid , unstable e testing, qual a diferença dos pacotes c ontidos nestes repositórios?

2009/10/25 Flavio M Matsumoto <fmatsumo@ufpr.br>:
> No FAQ do Debian, uma vez li que "Sid" refere-se ao garoto que mora na
> vizinhança no filme Toy Story, que quebrava os brinquedos. :)

O Debian possui basicamente três estágios: unstable, testing e stable.
O ciclo de vida de um pacote passa por esse 3 estágios, sempre, e
nessa ordem. Quando uma niva versão estável é lançada, a anterior
torna-se oldstable. Nesse clico de vida, um pacote pode ser
bem-sucedido e chegar à versão estável ou não.
A versão estável é a única onde se tem garantia de que tudo vai
funcionar bem sempre e onde as versões dos programas não mudam. É esta
que deve ser utilizado em sistema de produção, ou onde quando não se
deseja problemas inesperados após uma atualização, ou mesmo software
com alguns problemas.

O Debian é um tipo de distribuição GNU/Linux também chamada de rolling
distro, porque você pode ir mudando de versão sem nunca precisar
reinstalar do zero. Quando um ciclo de desenvolvimento é concluído,
você simplesmente o acompanha atualizando seu sistema pelo sistema de
pacotes dele. (Seguindo as notas de lançamento, claro.)

O que talvez nem todo mundo saiba é que as versões têm codinomes
baseados em nomes de personagens de Toy Story.

De cabeça o que eu sei são/foram: Potato (o Sr. Cabeça de Batata),
Woody (o cowboy protagonista), Sarge (o bonequinho sargento), Etch (a
lousinha), Lenny (o binóculo), e agora o Squeeze (o alienígena verde
de três olhos). O unstable é sempre Sid (o menino mau que quebra
tudo). Não conhecia o acrônimo "Still in development", mas talvez
explique o fato do Sid ser o eterno codinome do unstable.

É (mais ou menos) isso. =)