Re: Debian não reconhece dual core

Permita-me discordar parcialmente da sua colocação. Fiz recentemente a
transição i386 para AMD64, não me arrependo, mas não creio que haja
somente pontos positivos.

De fato, rodar 32 bits em processador de 64 bits causa uma perda de
desempenho, mas esta diferença não é tão grande assim. Quero dizer, rodar
em 64 bits não implica em dobro da velocidade de 32 bits. A principal
diferença fica na quantidade e na forma de acesso da RAM, mas se for para
desktop comum, pelo menos no momento, isto não é um empecilho tão grande.

A transição para a arquitetura AMD64 pode implicar na perda de alguns
programas, que no momento só existe para i386 (de cabeça, lembro-me do
ZSNES). Entretanto, a diferença na quantidade de programas (i386 leva
vantagem por ) entre as duas arquitetura vem diminuindo, graças ao
excelente trabalhos dos desenvolvedores do Debian. Mas se houver algum
programa indispensável para você, verifique se existe para a outra
arquitetura antes de migrar. Eu sei que há jeito de rodar programas 32
bits em AMD64, mas dá um certo trabalho, além de risco de bugs.

E uma constatação empírica, portanto não tenho base científica para
afirmar, mas no meu caso o consumo de RAM do navegador web Iceweasel subiu
assustadoramente após mudar para AMD64. Imagino que deva ser um problema
do software, mas por enquanto não foi solucionado.

Portanto se quiser migrar para o AMD64, pode fazer como eu, criar uma
partição nova no HD para colocar a nova arquitetura e experimentar. Hoje
já não tenho mais a partição com o i386, só trabalho com AMD64.

--
Flávio M. Matsumoto
UFPR - ET - Departamento de Química