não consigo criar sistema de arquivo ou montar particao de segundo HD

Vou explicar:

Debian squeeze, kernel 2.6.30

O Debian esta instalado em uma partição de um HD IDE, identificado como /dev/hda, que é o HD de inicialização do sistema, gerenciado pelo GRUB 2

Instalei um segundo HD SATA, que esta identificado como /dev/sda

Via cfdisk consigo criar e gerenciar partiçoes neste hd SATA, sem problemas.
Mas, ao tentar criar um sistema de arquivo em qualquer partição deste HD, via mkfs, me retorna uma mensagem de erro informando que o dispositivo pode estar em uso, e não consigo criar o FS.

Tentei formatar uma partição, fora do ambiente, via um live CD, com sucesso.
Ao reiniciar o debian, tentei montar esta partição, mas retorna a mesma mensagem de erro. Então não consigo criar um sistema de arquivo e nem montar qualquer partição nesse HD SATA, apenas gerenciar suas partições via cfdisk.

A tempos atrás nessa mesma máquina estava instalado um outro HD SATA, identificado como /dev/sda, funcionando perfeitamente, mas o kernel não era o 2.6.30, acho que era versão anterior ao 2.6.26, antes do lenny ficar estável.

Alguem tem alguma luz? Onde começo a procurar?
Nesta maquina tambem tenho um gravador de dvd SATA, funcionando perfeitamente, identificado como /dev/sr0

obrigado

Vinicius