Re: HD externo

2009/10/1 Roberto Torres <jrtorres@bol.com.br>:
> Tem como fixar em qual /dev um HD externo vai aparecer ?
>
> Tenho um HD externo aqui para backup no Debian.
>
> E cada hora ele aparece de uma maneira: /dev/sdc , /dev/sdd e as vezes
> /dev/sde
>
> Quero que ele sempre apareça no mesmo /dev como pro exemplo /dev/sdc.
>
> Tem como isso ser feito ?

Acredito que não.
O sub sistema do SCSI vai escolher o primeiro device que estiver vago.
O dispositivo pode ter sido removido mas o device não liberado.
Costuma ocorrer quando o reconectado muito rapidamente.

O seu problema, deve ser manter um ponto de montagem conhecido para
esse HD, para isso pode usar o identificador do volume, o nome (label)
do volume dentre outros.

Exemplos (baseados na man mount)
mount -L backup01 /mnt/backup01
mount -U D2F88582F8856617 /mnt/backup01

Isso pode ser automatizado através das regras do udev. (não sei assim
de imediato como fazer)

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br