Firebird com linux 64 bits

Boa noite pessoal, eu ja andei procurando no google, postando no orkut no VOL e não obtive resultados ainda.

Estou tendo problemas com o firebird 2.0 e também com o 2.1, com linux 64 bits, já tentei diversas vezes instalar um banco no servidor, que o mesmo que uso para fazer instalações em windows e linux 32 bits e vai normal. Agora o estranho é que quando uso 64 bits eu recebo uma mensagem "is not a valid data base", e isto sempre me acontece quando tento instalar o sistema em alguma máquina com 64 bits, no windows eu nunca testei pois ainda não tivemos nenhum cliente com windows nesta arquitetura. Este erro eu recebo ao tentar usar gfix, gbak, ibexpert pelo terminais windows, flamerobin no linux, e ao tentar abrir o sistema, e seu eu copiar esta mesma base que dá este erro do linux 64 para wndows ou linux 32 bits roda normal, o que me leva a imaginar que possa ser algo relacionado ao 64 bits e o modo como o banco foi criado, pois ao tentar criar um banco do zero no flamerobin ele aceita a conexão normalmente.

já testei tanto com ubuntu quanto debian,

desde já agradeço a todos.

--
#              Ricardo Esdra                 #