Re: mudar de arquitetura depois de intalado

On 20-02-2009 17:17, Ronaldo Reis Junior wrote:
> este discussão é muito interessante e tenho a mesma dúvida. O que eu estou
> entendendo do Allison é que existem precompilados tantos os pacotes i386
> quanto os amd64 nos repositórios do debian, se eu instalasse o kernel amd64
> (ja fiz e funciona) e depois trocar a arquitetura que é reconhecida através
> do # dpkg-architecture -aamd64 (ele disse, eu não sei se é isto mesmo) ao
> instalar um programa qualquer ele será baixado do repositorio amd64 e não
> mais i386.

	E isso é uma grande besteira.

	No Debian existem pacotes pré-compilados para 12 diferentes
arquiteturas, isso vem no final do nome do pacote, você pode olhar
no seu /var/cache/apt/archives, por exemplo, uma das máquinas do
BrOffice.org tem sistema 32-bit e kernel 64-bit, veja:

# ls linux-image-2.6.18-6-*-24*
linux-image-2.6.18-6-686_2.6.18.dfsg.1-24_i386.deb
linux-image-2.6.18-6-amd64_2.6.18.dfsg.1-24_i386.deb

	Note que as duas terminam em _i386, isso quer dizer que elas
foram compiladas pra essa arquitetura, mas uma imagem de kernel é
pra núcleos 686 e a outra é pra núcleos amd64.

	Neste mesmo servidor, eu não tenho o dpkg-architecture
instalado, porque a ferramenta não serve pra dizer ao SO qual a
arquitetura, basta olhar a manpage do mesmo:

NAME
       dpkg-architecture - set and determine the architecture for
       package building

	O comando é usado pra definir e determinar a arquitetura
para construção de pacotes, não para instalação via APT. Então
não adianta usar o "-a", o APT não vai magicamente começar a
instalar pacotes de outra arquitetura.

> Se isto é verdade,

	Isto não é verdade.

> bastaria eu reinstalar todos os meus programas
> já instalados que ele reinstalaria a versão amd64 e por cima da versão i386.
> Se este raciocínio está correto, eu teria o sistema todo ou o máximo possível
> convertido para amd64, não seria isto?

	Leia minha outra mensagem nesta mesma "thread".

	http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2009/02/msg00597.html

	Lá você encontra o procedimento, é possível fazer "in-place",
mas não é da forma como está sendo passado nem com os comando que
foram mostrados (e não é certeza de que vá funcionar).

> Aproveitando, para desktop já vale a pena usar o amd64 no lugar do i386, ou
> ainda faltam alguns aplicativos importantes não portados?

	Depende das aplicações, parece que Java e Flash chegaram lá, mas
64-bit, em especial quando trata-se tralha proprietária, costuma demorar
mais pra ficar funcional/operacional.

	Tenho amigos usando há algum tempo e disseram que com o Lenny
ficou mais fácil, mas que sempre tem um detalhe ou outro que o pessoal
do mundo de 32-bit não precisa se preocupar. :)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)