Re: raid multilevel

On Wednesday 04 February 2009 17:59:42 Fabiano Pires wrote:

> Hein? Tem certeza disso? AFAIK, as informações de RAID são gravadas direto
> no disco. Quando o mdadm inicia ele procura essas infos e (re)monta os
> arrays. É por isso que o mdadm não precisa de arquivo de configuração.

O mdadm usa sim um arquivo de configuração, em /etc/mdadm/mdadm.conf. ;)

> Agora, novamente se me lembro bem, vc não pode transformar um sistema ja
> instalado em raid, pois tem de alterar o tipo de partição. Não tenho
> certeza e não tenho um sistema aqui para conferir mas tenho quase certeza
> disso ...

Exato Fabiano, é como lvm nesse ponto. Depois de criar uma partição do tipo
'Linux auto raid' , juntar os dispositivos físicos para criar o(s) lógico(s), se
cria uma partição (ext3, xfs, reiser, etc) que conterá os arquivos.

Quanto ao nível de raid Thiago, porque tu não cria um raid 10 direto, ao invés
de criar dois raids sobrepostos ? É imho, menos trabalho, e a melhor pedida se o
que tu vai fazer com esse raid involve mais escrita em disco do que leitura.
Mas raid 10 necessita de no mínimo 4 hds, e não essencialmente, mas de
preferência, que as partições sejam do mesmo tamanho.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nested_RAID_levels
http://en.wikipedia.org/wiki/Non-standard_RAID_levels#Linux_MD_RAID_10

[ ]'s