Re: Estudante perde semestre da faculdade e põe a culpa no Linux

2009/1/17 Anacleto Pavão <anacletopavao@yahoo.com.br>:
> Interessante essa notícia. Acho que alguns pontos que precisam serem
> analisados:
>
> 1) Estudante perde semestre de faculdade.
>
> Vejamos. Qual o nivel desta estudante?

Deve ser o mesmo nível de uma grande massa de estudantes brasileiros.
Se não, por que teriamos disciplinas de Introdução a Processamento de
Dados, essa presente na maioria dos cursos das áreas não-tecnológicas?

> Como e possível uma pessoa que esteja
> em uma faculdade nao tenha condições de lidar com um SO e perder todo um
> semestre sem buscar ajuda de alguem ou em algum lugar.Se ela fizesse algum
> comentario qualquer em um curso superior pessoas que lidam com o Linux na
> sua maioria me parece que terem o maior prazer em ajudar e saem praticamente
> correndo atras de um problema qualquer nem que seja somente para mostrar que
> sabe lidar com o sistema.

As vezes não existem tais pessoas. Pode parecer estranhos mais alguns
cursos superiores ainda estão impregnados de software e políticas
proprietárias. A uSoft (u = micro) coibe muitas universidades e cursos
tecnológicos de forma a evitar que os mesmos libertem-se. Aqui,
coibição está como sinônimo de "ajuda" (sim, entre aspas). A exempĺo,
conheço alguns alunos que sairam do CEFET-RN e nem conheciam a cara de
um gerenciador de janelas. Porém, já tinham horas e horas de
treinamento oficial para o exame uSoft Certified Professional Clicker.

> 2) Nao conseguiu instalar o M$Word:
>
> Bem essa eu não culpo ela. acho que nem eu mesmo conseguiria instalar.
> Talvez usando uma maquina com boot duplo e usando o Wine por exemplo daria
> certo. Mas, ela podeira usar o OpenOffice. Não é verdade? Nem são tão
> diferentes assim e a maioria das funções bem como atralhos são parecidos
> senão idênticos e, aqui me parece que quem noticio foi extremamente infeliz
> e tendenciosa ou tambem nao conhece o SO Linux.

Isso...

> 3) Ta tudo bagunçado e me arrependo da compra:
>
> No Brasil temos os órgãos de defesa do consumidor que garantem a troca
> principalmente feitas on-line, desconheço as leis norte americanas, mas
> acredito que lá não seja muito diferente então a troca nao foi feita porque
> ela simplesmente nao correu atras quando viu que nao teria condicoes de
> utilizar aquele SO estranho a ela;

Eu conheço bem por cima. Lá acontece exatamente o oposto daqui. Aqui
no Brasil, o consumidor é mais valorizado que a empresa, podendo até
um caso especial ser criado caso não exista referências na
constituição. Já nos EUA, existe um "guideline" para casos de
insatisfação do cliente. Sabe aqueles produtos importados mentirosos?
Fazem o maior sucesso lá. E se você comprou enganado, tipo aquelas
facas Guinsu 2000, problema seu! Se o caso não for previsto, problema
seu!

Uma coisa bem interessante. Se você pegar um ônibus, só tiver uma nota
de 20 dolares e o sujeito não possuir troco, PROBLEMA SEU! As vinte
pilas são do cara!

> 4) A estudante teve problemas para instalar o modem da operadora para
> acessar a internet:
>
> Novamente falta total de interesse para alguem que esteja inscrita em um
> curso on-line onde disposicao e praticamente 90% do pre-requisito para se
> atingir um bom nivel de aproveitamento e satisfacao;

Como foi resolvido, era só ligar para a operadora... ignorância...

> 5) Eu estou extremamente frustrada. Eu quer voltar para a escola, mas
> preciso de um computador que me permita fazer isso:
>
> Realmente ela precisa nao somente de um computador que a permita fazer isso
> bem como pessoas que possa lhe auxiliar a utilizar o M$Windows bem como seus
> aplicativos haja visto o fim tragico do seu empreedimento e suas motivacoes:

Concordo...

> 6) A Dell não se manifestou sobre o caso, disse a  WKOW TV:
>
> No meu ver a Dell deveria sim se pronunciar ainda que venha a expor sua
> cliente a situacao ridicula e constrangedora. E trocar sua maquina por um
> sistema que ela tivesse condicoes de utilizar.

As empresas dos EUA não estão muito preocupadas com casos particulares...

> Finalizando: A TV que anuncio o "Causo" foi extremamente infeliz, eu utilizo
> o Linux ja a alguns anos e na minha casa tenho uma maquina com boot duplo
> com o FC9 e Win2K e como incentivo a utilizacao do Linux por parte de meus
> filhos o acesso a internet e feito somente via Linux (vejam que interessante
> eles praticamente perderam o interesse o Win) Foi uma questao de estrategia
> e o dia em que eles se submeterem a um concurso ou emprego em que seja
> utilizado o Linux vao se lembrar da intransigencia do pai e dizer "ainda bem
> que meu pai me forcou a aprender a utilizar o Linux".

Aqui também é um caso de sucesso... Uso linux a 10 anos e forço todos
que querem usar meu PC a usá-lo. Nunca houvi reclamações, só
comparações do tipo ``Isso é aqui, aquilo é ali'', ``Onde inicio a web
cam'' ou ``como inicio a conversa por voz''... A mudança leva a
adaptação.

Essa divulgação também se deve pela presença do Linux. Como já dito
anteriormente, se o problema fosse o Windows, nada disso teria
acontecido*...

* Se o pica-pau tivesse avisado a polícia, nada disso teria acontecido!

--
PEdroArthur_JEdi

Nunca acredite num sistema que você não conhece o código fonte!
Never trust a system you don't have sources for!

"Só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja
envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor. É sempre de
tais pessoas, e não dos assalariados, que vêm as grandes descobertas."

-- Arthur Schopenhauer